Grande Curitiba

Professores aprovados em concurso da Prefeitura de Curitiba lotam encontro de entrega de documentos

6 de março de 2024 às 16:14
(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Os candidatos aprovados no concurso da Prefeitura de Curitiba para o cargo de Professor de Educação Infantil e convocados para a etapa de entrega da documentação lotaram o Salão de Atos do Parque Barigui, na manhã desta quarta-feira (6/3), para a primeira grande reunião nesse modelo. Mais de 300 professores compareceram só no primeiro horário e já agendaram os exames médicos admissionais, etapa que também é eliminatória. Outro grupo é esperado para o período da tarde.

Nesta quarta-feira foram chamados 661 classificados no concurso realizado em 2022. E mais 200 professores foram chamados para comparecimento à sede da Smap (Rua Solimões, 160 – São Francisco), nesta quinta-feira (7/3).

A equipe da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), responsável por todas as etapas do concurso, preparou um grande mutirão para atender com agilidade e organização os candidatos, em parceria com servidores da Secretaria Municipal da Educação.

O Departamento de Saúde Ocupacional organizou um esquema especial para que os médicos-peritos possam fazer o atendimento individualizado de cada novo servidor. Além do horário estendido, haverá atendimento aos sábados.

Orientados pelo assessor da Superintendência de Gestão de Pessoal, Sérgio Mahlmann, e pela coordenadora da Unidade de Concursos da Smap, Silvana de Oliveira Vieira da Cruz, os professores foram informados sobre como seria esta fase.

“Estamos fazendo esta grande reunião, diferente do padrão que costumamos fazer, que é com grupos menores, para ganharmos tempo e podermos cumprir as etapas do edital e então podermos nomeá-los”, explicou Mahlmann. As nomeações começam a partir de 18 de março.

Silvana deu as boas-vindas ao grupo de professores e orientou para que os que estiverem empregados ainda não peçam demissão do trabalho atual. “Acompanhem as publicações pelo site da Prefeitura e aguardem a convocação para a nomeação e posse”, afirmou. Ao longo da reunião, ela e Mahlmann responderam a todas as dúvidas dos convocados, antes de dar início à efetiva entrega de documentos.

Contagem regressiva

Carolina Dias Gomes, de 42 anos, está contando os dias para fazer a sua mudança de Paranaguá para Curitiba e voltar a trabalhar na Prefeitura. “Fui servidora por dois anos e acabei pedindo exoneração porque nos mudamos para o Litoral. Foram 12 anos em Paranágua, onde fui muito bem recebida. Chegou a hora de voltar para a minha cidade. A ansiedade é grande”, disse ela, que acompanhava pelo site da Prefeitura a publicação dos editais e também por um grupo de whatsapp formado por outras candidatas.

Também foi pelo site da Prefeitura e por um grupo de colegas do processo seletivo simplificado que a professora Glaucia Nascimento de Souza, 40 anos, ficou sabendo da convocação. Além do PSS de Curitiba, ela participou de mais dois – o de Almirante Tamandaré, cidade onde mora, e o de Pinhais.

“Estou vivendo uma mistura de sensações: é ansiedade, adrenalina e felicidade. Eu e minhas colegas que fizemos PSS juntas e fomos aprovadas no concurso estamos muito felizes porque fomos chamadas. Vou colocar o que aprendi na minha formação e também na experiência que tive aqui mesmo, na Prefeitura, como contratada do PSS. Quero fazer o meu trabalho da maneira humanizada e desacelerada que aprendi”, definiu.

Carolina e Glaucia enxergam na carreira pública na Prefeitura de Curitiba a possibilidade de ter mais tranquilidade, com a estabilidade proporcionada e os demais benefícios.

Os editais de convocação do concurso público podem ser conferidos pelo site. Os candidatos também recebem comunicações por e-mail, whatsapp e telegrama, de acordo com as informações registradas no ato da inscrição, mas a recomendação é sempre acompanhar o site. Este concurso terá validade até 2025.