Grande Curitiba

Antes e depois: rua de Curitiba é transformada com asfalto e sistema de drenagem

12 de março de 2024 às 11:13
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Antes de chão batido, sem nenhuma infraestrutura, a Rua Lionidetti Sovinski Pacheco começou 2024 bem diferente. A rua do bairro Lamenha Pequena, na divisa de Curitiba com os municípios de Campo Magro e Almirante Tamandaré, recebeu pela primeira vez obras de pavimentação e drenagem pelo programa Asfalto Novo.

Os moradores festejam a nova rotina de limpeza e conservação conquistada no local. O trabalho está alinhado ao zelo da Prefeitura de Curitiba pela mobilidade urbana, a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.

As melhorias aconteceram desde o cruzamento com a Rua Soledade Regina Sanzovo Mourão – também asfaltada pelo programa em 2021 -, até o fim da via, um trecho de 310 metros. Com o asfalto, que eliminou os buracos, poeira e lama, a rua recebeu galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio.

O sistema completo de drenagem garante um pavimento duradouro, mas também prevê o eficiente escoamento de águas pluviais, contribuindo para um local mais seguro e limpo.

O ambiente livre da sujeira é o que mais agrada à diarista e moradora da rua, Solange Freitas Gomes. Ela conta sobre a dificuldade que era manter limpos os tênis do filho, que frequentemente estragavam pela falta de infraestrutura na via, além do sacrifício de conservar em ordem as calçadas e a roupa que precisava secar no varal.

“Eu não vencia limpar a casa, era preciso manter as janelas fechadas para a poeira não entrar e sofrer com o calor. Os tênis davam para usar só uma vez antes de limpar, não duravam nada, estragavam nas pedras. Agora virou o paraíso, mudou cem por cento a nossa rotina”, diz Solange.

O pintor autônomo Júnior Kozovski é outro moradorfeliz com a obra. “Ficou maravilhoso, todos os moradores aprovaram, mas feliz mesmo está o meu filho Gabriel, de 4 anos, que agora pode andar de bicicleta com conforto”, conta Kozovski.

Outras duas ruas do bairro, a Lauriana Marcondes Ribeiro e Newton Laporte receberam obra do programa no mesmo período e assim a Prefeitura fechou a malha de asfalto na rua regularizada no Lamenha Pequena. Em etapas anteriores do programa, mais 855 metros de asfalto foram contemplados no bairro.

Decisão estratégica

O prefeito Rafael Greca destaca a decisão estratégica da gestão de investir recursos na pavimentação de ruas de saibro, com o objetivo de, até o final do ano, atender com o programa todas as ruas oficiais do município, ainda em saibro.

“Estamos transformando a cidade e investindo onde realmente faz diferença para os cidadãos. O Asfalto Novo não é apenas sobre infraestrutura viária, é sobre proporcionar uma vida melhor para todos”, diz Greca.

Desde a sua implantação em 2018, o programa Asfalto no Saibro assegurou à cidade mais de 135 km de obras já finalizadas que estão livrando moradores de todas as regiões da cidade dos buracos, da poeira e da lama. Há mais uma dezena de obras em andamento em diferentes bairros da cidade.

Obras em andamento

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), o programa está na sétima etapa de ações, com obra em andamento nos bairros e previsão para a expansão das atividades, em novos lotes de obras que estão em fase de projeto e licitação.

O programa Asfalto Novo vai além de pavimentação, é sobre qualidade de vida para todos”, diz Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obra Públicas.

As ruas beneficiadas são escolhidas com base nas solicitações da população em audiências públicas do Fala Curitiba e pela Central 156 de atendimento ao cidadão. A maioria das intervenções, 99% das obras, são concentradas nos bairros mais distantes do Centro da cidade.