Grande Curitiba

Em 1º turno, aprovada Cidadania Honorária ao presidente do Amigos do HC

Utilidade Pública municipal à Associação Brasileira dos Coreanos de Curitiba também passa em primeira votação.
25 de março de 2024 às 13:01
(Foto: Carlos Costa/CMC)

Ex-presidente do Banestado (Banco do Estado do Paraná) e presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Amigos do HC), Domingos Tarço Murta Ramalho será homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) com o título de Cidadão Honorário da capital. A homenagem ao administrador de empresas, que não só tem o extinto Banco do Estado do Paraná no currículo, como também outras instituições financeiras, foi aprovada nesta segunda-feira (25) em primeira votação com 24 votos “sim”.

Natural de Virgem da Lapa (MG), Murta Ramalho é um nome importante do setor bancário e na estruturação de parques industriais. Além do Banestado (1996/1997), ele já ocupou a presidência da Paraná Investimentos (1996/1997); foi diretor financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE (1997/1999);e presidente do Centro Integração Empresa e Escola do Paraná – CIEE/PR (2018/2022).

Autor da homenagem, Sabino Picolo (sem partido) contou que Domingos Ramalho teve participação importante nos financiamentos de projetos de implantação dos parques industriais de Santa Catarina (1987/1988) e Paraná (1996/1997). Como presidente do Banestado, fundou a primeira empresa de capitalização de bancos públicos do Brasil: a Capitaliza, Empresa de Capitalização S.A. (115.00011.2023).

Atualmente, o administrador de empresas também é o 7º vice-presidente e 3º secretário da Associação Comercial do Paraná (ACP). Ele assumiu a presidência do Amigos do HC no último dia 20. “Como projetos da associação, há o projeto social Dedica, que faz a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, e o Cedivida, centro de direitos à vida da pessoa idosa. São dois programas que ele [Murta Ramalho] está trabalhando forte. A gestão do Murta Ramalho começou agora em 20 de março”, disse o vereador.

“O que mais me chamou atenção foram as ações sociais que ele realizou durante a sua história”, respondeu Noemia Rocha (MDB), ao apoiar a homenagem e destacar o trabalho voluntário do empresário na área da saúde. “O sr. Domingos Murta tem muitas causas. Teve envolvimento muito forte com o primeiro emprego, como presidente do CIEE. […] Sempre foi uma pessoa com diálogo franco e sempre fez e faz por Curitiba”, emendou Serginho do Posto (sem partido).

Tico Kuzma (PSD) também elogiou a iniciativa de Sabino Picolo, de reconhecer a trajetória de Murta e destacou que a CMC tem atuado para fortalecer o atendimento da Associação Amigos do HC, com a destinação de emendas orçamentárias.
“Domingos Murta tem uma história de vida tão bonita, e de tanta dedicação não só por Curitiba, mas pelo estado do Paraná, que a sua homenagem é muito justa e merecida”, complementou Bruno Pessuti (Pode). “É uma pessoa espetacular, excepcional. Ele merece todo nosso respeito e a cidade de Curitiba deve muito a ele”, emendou Rodrigo Reis (sem partido).

“O Murta, como nós chamamos, é uma pessoa extremamente engajada nos processos que fazem com que o resultado final seja positivo para a cidade. É uma pessoa que disponibiliza o seu tempo para causas importantes, sociais, que refletem no dia a dia do curitibano”, também destacou Alexandre Leprevost (Solidariedade). Com a aprovação da matéria, a Cidadania Honorária de Curitiba ao presidente da Associação Amigos do HC retorna à pauta desta terça-feira (26) em segunda votação.

Utilidade Pública à Associação dos Coreanos é acatada

Nesta segunda-feira, o plenário da Câmara Municipal ainda aprovou em primeira votação a Declaração de Utilidade Pública à Associação Brasileira dos Coreanos de Curitiba – ABCC. Fundada em 2012, a entidade atua como um reduto de apoio à comunidade coreana residente em Curitiba, promovendo atividades que promovam a amizade e confraternização, projetos educacionais para gerações futuras, para incentivar o aprendizado da língua coreana; além de iniciativas para a promoção da cultura coreana e de esportes e artes marciais coreanas.

“A relação entre os dois países é uma relação muito forte e para nós é uma alegria poder votar este projeto, para fortalecer as relações Brasil-Coreia. Aqui em Curitiba tem uma colônia muito forte, muito atuante. […] É importante termos este tipo de Utilidade Pública municipal, para fortalecer relações comerciais, relações de trabalho, entre os dois países”, disse o autor do projeto, Pier Petruzziello (PP).

Representantes da ABCC acompanharam a votação. O projeto (014.00043.2023) foi aprovado com 31 votos “sim” e retorna à pauta desta terça, em segundo turno, para ser ratificado. Se confirmada sua aprovação, segue para sanção do prefeito de Curitiba.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba