Grande Curitiba

Espetáculo Evocação para Curitiba é encenado pelo aniversário da cidade e da Câmara Municipal

27 de março de 2024 às 16:30
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A capital paranaense e a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) comemoram 331 anos nesta sexta-feira, 29 de março. Para celebrar, o prefeito Rafael Greca, vereadores e autoridades assistiram nesta quarta-feira (27/9) ao espetáculo Evocação para Curitiba, que fala sobre a fundação de Curitiba.

“Aqui na Praça do Semeador, suplicamos a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais pelo futuro da cidade, que jamais falte o pão, que seja abundante a saúde e que se abram cada vez maiores e melhores caminhos. E que a nossa cidade, a mais inteligente do mundo, nunca deixe de ter coração. Bendita seja Curitiba!”, declarou Greca.

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, falou sobre a fundação da CMC e ressaltou a parceria entre os poderes. “Trabalhamos em harmonia com o poder executivo, construindo o futuro da nossa cidade. Uma Curitiba mais igualitária, inteligente e fraterna, e que possamos construir cada vez mais uma cidade melhor a cada dia”, concluiu.

O espetáculo encenado na praça Eufrásio Correia, ao lado da Câmara Municipal de Curitiba, foi prestigiado também por 35 estudantes da Escola Municipal Eneas Marques e cidadãos que circulavam pela região, testemunhando a emocionante reconstituição dos primeiros dias da capital paranaense.

Luiza Ribeiro, aluna do 5º ano da Escola Municipal Eneas Marques, estava feliz em comemorar o aniversário da cidade. “Temos sempre que comemorar um ano a mais da nossa cidade. Nasci aqui e os parques são os meus lugares favoritos”, salienta Luiza.

Jeferson Pires, aluno do 4º ano, estava surpreso com toda a movimentação, disse adorar os passeios da escola e se declarou fã das apresentações teatrais. Além da encenação, todos se encantaram com a participação especial da Banda Lyra.

Revisitando as origens

A encenação transportou o público para os primórdios da região, recriando a chegada dos fundadores e os eventos cruciais que moldaram a Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Com 16 atores vestidos à moda da época, representando tanto os indígenas quanto os colonizadores, a performance destacou figuras históricas como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara, em uma versão ampliada do espetáculo que foi apresentado durante o mês de março nas Ruas da Cidadania.

A palavra “Curitiba”, de origem guarani, “kur yt yba”, que significa “grande quantidade de pinheiros”, evoca a rica herança cultural dos primeiros habitantes da região.

Parceria

Logo após a encenação foi assinado um Protocolo de Intenções entre a cidade de Curitiba e o Instituto Politécnico de Tomar, em Portugal. O protocolo visa a realização de pesquisas, levantamentos e cooperação técnica em ações de conservação e restauro de bens culturais.

Presenças

Também prestigiaram o evento a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e secretário extraordinário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial, Dario Paixão; o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Leverci Silveira Filho; o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba, José Lupion Neto; o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr.; a presidente da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal.

Próximas apresentações

O Passeio Público receberá as últimas encenações do espetáculo Evocação para Curitiba. As apresentações gratuitas serão de quinta-feira (28/3) a domingo (31/3), sempre às 19h30. O espetáculo no Passeio Público, que terá como palco a Ilha das Ilusões (o público poderá acompanhar em frente, junto ao deque), foi produzido pela Fundação Cultural de Curitiba.

A versão estendida e musicada também será apresentada no Memorial de Curitiba, domingo (31/3), às 12h, com entrada gratuita.