Grande Curitiba

Horta comunitária urbana une moradores de bairro de Curitiba

28 de março de 2024 às 11:35
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Uma das 168 hortas urbanas da cidade, a Horta Comunitária do Jacu vem ajudando a unir os moradores do bairro Bom Retiro. Na Rua Ângelo Zeni, em frente ao número 56, o espaço é fruto do esforço conjunto da Associação Sustentari e da comunidade local.

“Antes aqui era um terreno vazio, um pouco perigoso, até que decidimos transformar nessa horta. O interessante é que quase nenhum de nós se conhecia e mesmo assim nos aproximamos por esse objetivo”, conta a moradora Leliane Padilha, de 61 anos.

Com uma área de 1362,82 metros quadrados, dividida em 20 canteiros, a horta se destaca pela contribuição para o conceito lixo zero, aproveitamento integral dos alimentos, compostagem, educação agroflorestal, cultivo de hortaliças, temperos, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e um pomar urbano.

Espaço de convivência

Além de ser um espaço de cultivo, a horta vem sendo importante para a convivência população da região. No local, os moradores trocam conhecimentos em um ambiente tranquilo.

“Eu comecei a vir aqui por causa do meu filho. É muito bom que ele tenha um contato com a terra. É bem importante para nós dois termos esse momento juntos”, relata Denise de Jesus, de 36 anos.

Experiência de mãe e filha

A Horta do Jacu está sendo uma atividade importante para Leliane Padilha e sua mãe, Lurdes Pereira, de 94 anos. “Gosto bastante de vir aqui, tanto que temos plantado de tudo no nosso canteiro”, diz Lurdes.

A experiência também é boa pelo aprendizado das técnicas de cultivo. A cada dois meses, a Prefeitura de Curitiba vai ao local e ensina essas práticas aos moradores, além de ajudar com a infraestrutura.

“Nunca tive esse contato com a terra antes, então ter a chance de aprender agora, com a minha mãe, é ótimo. Todo esse apoio da Prefeitura é maravilhoso”, afirma Leliane.

Hortas urbanas

A Prefeitura de Curitiba tem 168 hortas urbanas, que contam com a contribuição de mais de 37 mil pessoas. Fomentar esses locais é parte de uma política permanente da Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).

Para participar de alguma horta existente na cidade, o servidor e demais cidadãos da cidade podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp (41) 9925-8575. A equipe pode informar a localização da horta mais próxima do endereço desejado, mas não os dados pessoais do seu coordenador. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Já para implantar uma nova horta, o pedido deve ser encaminhado por representante de associação de moradores organizada, com pelo menos dez moradores interessados.