Empreiteira do Novo Inter 2 recebe instruções para obras em Curitiba
COM ASSESSORIAS – Técnicos da Prefeitura de Curitiba e representantes da empresa O Betacem e do Consórcio Esteio/Nova Engevix fizeram nesta sexta-feira (5/4) a reunião de partida para o início das obras do lote 5 do Projeto Novo Inter 2, com intervenções previstas em 5,9 mil metros de ruas nos bairros Mercês e Bigorrilho. As obras têm financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mais contrapartidas do município, e vão promover melhorias na operação da Linha Direta Inter 2/Interbairros II, dentro do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba.
As intervenções preveem terraplenagem, drenagem pluvial, pavimentação, sinalização vertical e horizontal, iluminação, rede de distribuição aérea, rede de fibra ótica, semaforização e paisagismo para implantação (quando for o caso) de pistas de tráfego viário, com faixas exclusivas e/ou preferenciais para o transporte coletivo. O lote tem prazo de 540 dias para conclusão.
Durante a reunião, foram avaliadas as dimensões de impacto de vizinhança na região de alta densidade demográfica, com concentração de comércio, serviços e residências, e polos atratores diversos, como hospitais, escolas, clínicas e equipamentos públicos. Essas informações serão usadas pela empresa executora para a organização do plano de ataque (projeto de construção).
“O objetivo desse encontro é detalhar as exigências de qualidade do contrato com o banco e analisar alternativas que reduzam o impacto da execução da obra”, explica Marcio Teixeira, coordenador geral da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), área do município responsável pela gestão dos contratos multilaterais.
A empresa O Betacem foi a vencedora da licitação, pelo valor de R$ 49 milhões. As obras serão feitas nas ruas Fernando Simas, Jacarezinho, Professora Rosa Saporski, Dr. Carlos de Paula Soares, Capitão Joseph Pereira Quevedo, Paulo Martins, Marcelino Champagnat, Júlia Wanderley, Travessa Armando Mann, Professor Lycio Grein Castro, Avenida Manoel Ribas e Praça/Jardinete Frei Ricardo e Alameda Presidente Taunay.
A fiscalização da execução é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), com o apoio do Consórcio Esteio/Nova Engevix, contratado para a supervisão de obras do Novo Inter 2. Participaram ainda servidores da Urbs, da Setran e da Administração Regional da Matriz.
Reunião pública
Todo o planejamento estabelecido no plano de ataque, com previsão de bloqueios totais, parciais, temporários ou definitivos, desvio de transporte coletivo na região, acesso a imóveis e comércio local, entre outras informações relevantes para a execução da obra, serão apresentados à comunidade no dia 19 de abril. A reunião pública será realizada no Museu da Vida (Rua Jacarezinho, 1691 – Mercês), às 15h30.
Projeto
O Novo Inter 2 vai requalificar mais de 38 km de percurso do Inter 2 e do Interbairros II, com impacto em 28 bairros da capital. São US$ 106,7 milhões em recursos do BID para obras de requalificação do itinerário de linhas de alto carregamento de passageiros da cidade, com atendimento de 181 mil usuários/dia.