Grande Curitiba

Com nova unidade no Boqueirão, Prefeitura de Curitiba chega a 235 CMEIs na cidade

16 de abril de 2024 às 15:26
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Com a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Amélia de Assunção (Rua Pastor Antônio Polito, 2.490 – Boqueirão), a Prefeitura de Curitiba chega a 235 creches públicas, 30 delas colocadas em funcionamento pela atual gestão. A entrega foi feita nesta terça-feira (16/4), pelo prefeito Rafael Greca. São atendidas na unidade 64 crianças de 0 a 3 anos.

“Destaco a importância da educação infantil e do letramento, este é mais um importante espaço que faz da nossa Curitiba uma cidade inteligente e educadora”, disse o prefeito.

Em Curitiba, 56 mil crianças de 0 a 5 anos de idade são atendidas na Educação Infantil municipal, 14 mil a mais que no início da gestão, em 2017.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Amélia de Assunção funciona em um antigo imóvel da Fundação de Ação Social (FAS). A Prefeitura investiu R$ 861 mil em reforma da cobertura e do piso, troca de forro, luminárias e portas, reparos na parte elétrica, instalação de nova caixa de água, calçadas.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, frisou a qualificação dos CMEIs e escolas. “Nossa cidade educadora vem transformando suas ações para qualificar os espaços educativos, seja com projetos de inovação como os Faróis Móveis e a aprendizagem criativa ou pelo cuidado com a infraestrutura.”

Ana Lúcia de Oliveira, avó do Joaquim, que está no maternal, disse que a vida da família está muito mais organizada com o menino na creche. “Os pais trabalham muito, aqui ele está bem cuidado”, disse Ana.

Cibele Gomes, mãe dos gêmeos Gael e Rael, de 3 anos, também elogiou o espaço. “A adaptação deles foi bem fácil, fiquei feliz porque tenho um bebê de 2 meses em casa e agora consigo me organizar melhor”, disse a mãe.

Para a diretora Anen Carolina de Souza Pereira, o momento foi de gratidão. “Este é um local amplo de possibilidades pedagógicas para os curitibinhas viverem suas infâncias, minha gratidão a todos que tornaram este dia possível”, comentou Anen.

Patrona

O nome do CMEI homenageia a pintora, desenhista e professora de arte Maria Amélia de Assunção, que estudou com Alfredo Andersen. Casada com o advogado Pamphilo d`Assumpção, destacou-se na pintura e foi a primeira mulher do Paraná a expor individualmente suas obras no Rio de Janeiro.

Presenças

Também participaram da inauguração o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias; a chefe do Núcleo Regional da Educação, Nilce Malage; a diretora de Logística, Maria Cristina Brandalize; o coordenador de Obras da SME, Guilherme Furiatti; e a vereadora Sargento Tânia Guerreiro.