Grande Curitiba

Obras cobrem saibro com asfalto e mudam bairro de Curitiba; veja o antes e depois

16 de abril de 2024 às 16:47
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nos últimos sete anos, quase 37 km de ruas do bairro Tatuquara receberam obras de asfalto da Prefeitura de Curitiba. Entre as 123 ações executadas, um pequeno trecho de 32 metros na Rua Abílio de Oliveira Magalhães representou uma grande transformação na vida da aposentada Isolina Triba, moradora do local há quase 20 anos.

“Tropecei em muita pedra, caí em vários buracos, mas hoje caminho com tranquilidade e alegria pela minha rua que tem asfalto de primeira”, conta Isolina.

A Rua Abílio de Oliveira Magalhães foi urbanizada desde o encontro com a Stella Camargo Arzua pelo programa Asfalto no Saibro. Por ele, a Prefeitura transforma ruas de pavimento primário e sem infraestrutura em vias com asfalto, galerias de água pluviais, bocas de lobo e meios-fios.

“O bairro ficou bonito demais, além da minha, outra porção de ruas que eram de chão batido agora são asfaltadas. Uma maravilha”, comemora a aposentada.

Além da rua de Isolina, outras seis foram beneficiadas com o programa, somando 700 metros de saibro coberto por asfalto. A última a receber as melhorias foi a Rua Clotilde Hachenberg Monastier, cuja intervenção foi concluída neste mês.

O trabalho foi coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e mostra o zelo da Prefeitura pela mobilidade urbana, a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.

“Intervenções semelhantes estão em andamento em outros bairros da cidade. A intenção é alcançar todas as ruas regularizadas que ainda são de saibro”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

Ruas contempladas

Também ficaram livres da poeira e da lama os moradores das ruas Maria Soares Assunção Coutinho Miluca, Deputado Piragibe de Araújo, Radialista Oliveira Rauchbach, Stella Camargo Arzua e Ubirajara Fernandes da Silva (Doutor Bira). A Rua Antônio Zanon, na mesma região, também ganhou novo pavimento, mas a partir das obras de reciclagem do antigo antipó.

“Por aqui está tudo com asfalto novinho, está mais bonito, mais limpo e mais seguro. É um bairro onde agora a gente pode passear, andar pra lá e pra cá, porque está tudo arrumado”, completa Isolina.

Asfalto no Saibro

Com mais de 135 km de obras já concluídas, o programa Asfalto no Saibro tem sido transformador para o desenvolvimento local, proporcionando infraestrutura essencial e conectando bairros.

O programa contempla ruas com base em solicitações dos cidadãos feitas à Central 156 e ao programa Fala Curitiba, que envolve a comunidade no planejamento urbano. As obras são coordenadas pela Smop, com dezenas de frentes de trabalho em andamento. A maioria dela fica em bairros distantes do Centro.