Grande Curitiba

Moradores de Casa Passagem aproveitam atividades do Dia Mundial do Lazer em Curitiba

17 de abril de 2024 às 10:14
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Esta terça-feira (16/4) é o Dia Mundial do Lazer, e, para comemorar a data, a Prefeitura fez uma programação especial para os moradores da Casa de Passagem Padre Pio (Rua Engenheiros Rebouças, 875), da Fundação de Ação Social (FAS). As atividades foram coordenadas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

Com o tema “Abraçando Horizontes Digitais no Lazer”, o dia uniu atividades tradicionais às opções do universo virtual, oferecendo videogames, tênis de mesa, xadrez e dama.

“O Dia Mundial do Lazer é uma data importante, mas precisamos pensar no lazer todos os dias e para todos. A ação de hoje mostra a importância de valorizarmos todas as pessoas sempre”, explica o diretor de Lazer da Smelj, Jean Kulcheski.

Cristiano das Neves, de 35 anos, morador da Casa de Passagem, aproveitou as atividades mais tradicionais disponíveis, disputando partidas de tênis de mesa.

“Eu gosto mesmo de esportes, de me movimentar. Eu já joguei bastante tênis de mesa na minha vida, então estou me divertindo muito hoje”, relata Cristiano.

Atividade diferente

Entre as práticas oferecidas nesta data, o videogame foi a que mais se destacou, com jogos de futebol e corrida. O morador Jeferson Martins, de 35 anos, conta que aproveitou para jogar partidas virtuais de futebol com o time do coração.

“Eu torço para o Internacional, então poder jogar com o meu time hoje foi muito legal. Fazia muito tempo que não jogava videogame assim, gostei bastante”, diz Jeferson.

A coordenadora de Lazer da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Alessandra Weiss, explica a importância de oferecer essas programações nas casas de passagem da Fundação de Ação Social (FAS).

“É importante lembrar de fazer alguns dias de diversão nas casas de passagem. Essas práticas mais convencionais, como o tênis de mesa, nós já oferecemos com frequência, e eles sempre gostam. A novidade mesmo é o videogame, por isso eles querem tanto jogar. É legal ter coisas diferentes assim”, afirma Alessandra.

Dia Mundial do Lazer

O Dia Mundial do Lazer foi instituído pela Organização Mundial do Lazer (WLO) e está em sua quarta edição, cada uma com um tema diferente. A iniciativa foi aprovada em 2020, após dois anos de consultas a organizações relacionadas ao lazer.

A WLO foi fundada em 1952, e entende lazer como “um tempo de inclusão e de atividades de lazer, que ocorrem no tempo relativamente livre das obrigações de trabalho, seja remunerado ou não”. Essas atividades de lazer incluem esporte, recreação, saúde, artes e cultura.