Grande Curitiba

Recuperação de calçadas pela Prefeitura de Curitiba vai beneficiar estudantes e moradores do Capão da Imbuia

22 de abril de 2024 às 15:37
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Estudantes e moradores do bairro Capão da Imbuia serão os principais beneficiados com a melhoria da mobilidade pelo programa Caminhar Melhor, que está sendo executado em quatro ruas da região. Os trabalhos estão alinhados ao compromisso da Prefeitura pelo zelo por Curitiba.

A Prefeitura de Curitiba está fazendo a requalificação das calçadas das ruas Francisco Mota Machado (entre a Jorge Batista Crocetti e a Nossa Senhora de Fátima), Jorge Batista Crocetti (entre a Avenida Affonso Camargo e a Rua Francisco Mota Machado), Nossa Senhora de Fátima (entre a Affonso Camargo e a Francisco Mota Machado) e Alberto Slud (entre Affonso Camargo e a Francisco Mota Machado), totalizando aproximadamente 500 metros.

O serviço está sendo realizado por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e deve ser concluído em um período de quatro meses. Estão previstos bloqueios de trânsito parciais e variáveis, de acordo com o andamento dos trabalhos.

Pedestre como prioridade

A ação integra o programa Caminhar Melhor, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que prevê a requalificação de calçadas na cidade e reafirma a prioridade dada ao pedestre.

Os passeios serão executados em concreto, petit-pavé e paver, além de ganharem paisagismo e rampas de acessibilidade, atendendo a uma demanda dos moradores no programa de consultas públicas Fala Curitiba da Regional Cajuru.

Pelo Fala Curitiba os cidadãos indicam à Prefeitura ações, obras e serviços públicos que devem ser priorizados e incluídos na previsão orçamentária, no ano seguinte ao da consulta pública.

Mais segurança

Em uma área mais residencial, as novas calçadas podem fazer grande diferença no cotidiano dos moradores, como Ângelo Osmar, de 60 anos.

“Nós estávamos precisando dessas calçadas, é até uma motivação a mais para sair. É ótimo que a Prefeitura tenha nos escutado”, disse Ângelo.

A moradora Maria de Lourdes Toledo, de 78 anos, também poderá aproveitar mais a região onde vive, com mais segurança, sem sustos ao caminhar pela rua.

“É muito bom que vamos ganhar calçadas agora. Na rua antiga, cheguei até a cair caminhando”, conta Maria de Lourdes.
Estudantes beneficiados

Os novos passeios vão garantir mais conforto e segurança para o deslocamento dos moradores e também dos estudantes e professores do Colégio Estadual Maria Aguiar Teixeira, Escola Estadual República Oriental do Uruguai e Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viário.

Para a diretora do Centro de Capacitação, Sabrina Rosa, as ações da Prefeitura são essenciais em um local com tantos espaços educativos e alta circulação de pessoas.

“Essas três escolas têm bastante gente que anda a pé, inclusive pessoas com dificuldades motoras. Todos nós vamos ser muito beneficiados, tanto que estamos até planejando uma volta na quadra com os alunos para comemorar a entrega das calçadas”, afirma a diretora.

Já Denise da Rocha, aluna do local há mais de 10 anos, espera que a instalação de calçadas possa resultar em uma mudança de rotina. “Eu costumo vir de carro até aqui, mas com essas calçadas, vai ser tentador vir andando com mais tranquilidade. A nossa fachada também vai ficar mais bonita com as obras.”

Segunda etapa

A superintendência de Manutenção Urbana explicou que o Caminhar Melhor também será estendido para a Avenida Afonso Camargo em uma segunda etapa e vai integrar o pacote de intervenções do projeto do Ligeirão Leste-Oeste, que integra o município de Pinhais ao terminal CIC Norte, numa extensão de 22,5 km de canaletas exclusivas.