Grande Curitiba

Pau-brasil, novidade na distribuição de mudas pela Prefeitura de Curitiba, faz sucesso nas Ruas da Cidadania

23 de abril de 2024 às 15:42
(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A distribuição gratuita de mudas de árvores pela Prefeitura de Curitiba teve uma novidade neste mês de abril: o pau-brasil. Nesta terça-feira (23/4), a população formou fila nas Ruas da Cidadania para adquirir uma muda da árvore que deu nome ao país. A Prefeitura fez a doação de 5 mil mudas nas 10 regionais de Curitiba, sendo mais de 2 mil delas de pau-brasil.

“A fila começou a se formar muito cedo nesta edição. Faltava mais de uma hora para a distribuição começar e já havia pessoas aqui e, até agora, todo mundo pegou um pau-brasil. As mudas acabaram muito rápido, foi um sucesso” conta Luciano Quintino, servidor da Regional Santa Felicidade, que participou da distribuição.

Além do pau-brasil, a Prefeitura distribuiu espécies nativas, como sibipiruna e ipês de cores variadas, e frutíferas, como pitanga e jabuticaba, cultivadas pelo Departamento de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no Horto Municipal da Barreirinha.

A doação mensal de mudas de árvores nas Ruas da Cidadania é parte do programa 100 mil árvores, da Prefeitura de Curitiba.

Espécie diferente

Essa foi a primeira vez que a Prefeitura distribuiu mudas de pau-brasil, o que foi o principal atrativo para muitos curitibanos, como Marissol Barato, de 53 anos, moradora de Santa Felicidade.

“Eu venho nessas distribuições todo mês e, para pessoas como eu, é sempre interessante quando há alguma novidade, como o pau-brasil. É por isso que hoje a fila cresceu tanto, todo mundo quer essa espécie”, conta Marissol.

Ela ainda fala da expectativa de cuidar de uma espécie tão diferente, que não é natural de Curitiba. “Eu estou acostumada com as outras mudas que são distribuídas, então essa vai ser um desafio. Já estou de olho nos cuidados que vão ser necessários.”

Já para Cléverson Antônio Foques, de 41 anos, o principal motivo para coletar um pau-brasil foi manter viva uma espécie importante na história brasileira.

“Não há mais tantas árvores de pau-brasil no país, então é muito importante continuar plantando. Essa é uma espécie que tem uma grande relevância histórica, então é bem legal trazê-la para perto de casa”, relata Cléverson.

Pau-brasil

O pau-brasil, da espécie Paubrasilia echinata, era extraído pelos portugueses na época do descobrimento devido à sua madeira e sua resina, que era utilizada em tintas. Por conta de seu alto valor econômico e abundância no território, o país foi nomeado em homenagem à espécie, muito presente no Rio de Janeiro e no litoral nordestino.

Cuidados

Cultivar um pau-brasil exige cuidados especiais, e o plantio não pode ser feito em qualquer lugar, como diz o responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro. “Essa não é uma espécie curitibana, é nativa das florestas tropicais brasileiras, da Mata Atlântica. Isso significa que gosta de calor e umidade. Além disso, é uma árvore de porte médio a grande, pode atingir 10 a 12 metros de altura, logo, precisa de espaço.”

Ele ainda explica que o local de plantio da árvore precisa ser amplo e receber bastante sol, as regas precisam ser caprichadas e, nos primeiros anos, a muda precisará ser coberta no frio, de preferência com plástico transparente, para criar uma espécie de estufa particular.

100 mil árvores

O programa 100 mil árvores para Curitiba foi lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019 e duraria apenas um ano. Com o sucesso e o engajamento da população, o programa é renovado anualmente e, hoje, a cidade já contabiliza mais de 487 mil plantios. Até o fim de junho de 2024, a capital chegará à marca de 500 mil mudas plantadas, desde 2019.

A entrega das mudas é um compromisso da Prefeitura de Curitiba em deixar a cidade cada vez mais verde e sustentável.