Grande Curitiba

Fab Lab da Prefeitura de Curitiba promove encontro maker para falar de robótica educacional

24 de abril de 2024 às 15:54
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Fab Lab da Prefeitura de Curitiba abrirá as portas nesta quinta-feira (25/4) para o primeiro Encontro Maker de 2024. O evento, que acontece periodicamente para apresentar à comunidade conteúdos relacionados à cultura maker e a fabricação digital, terá como tema a Robótica Educacional. O encontro começa às 19h e será presencial.

O convidado do Encontro Maker é o diretor fundador da Dumont Escola de Robótica, Ismael Dias, de Curitiba. Ele apresentará a jornada da escola, destacando as oportunidades de desenvolvimento de produtos educacionais com a aplicação da robótica, além de compartilhar as conquistas e desafios enfrentados pelo time de batalha de robôs da instituição.

Ismael Dias é graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Robótica, tem pós-graduação em Robótica Educacional e está cursando mestrado em robótica para saúde. Há sete anos fundou a Dumont Escola de Robótica que leva a robótica e a cultura maker para crianças e adolescentes com a missão de democratizar o ensino de tecnologia.

Este será o 11° Encontro Maker promovido pelo Fab Lab da Prefeitura de Curitiba, desde 2020. O gerente do Fab Lab, Cleverson Fuzeti, explica que os encontros são importantes para tratar de temas ligados à cultura do faça você mesmo e também aproximar a comunidade, os amantes de tecnologia e as pessoas interessadas em criação e experimentação de projetos.

Quem quiser participar do evento deve se inscrever aqui.

O laboratório

Inaugurado em março de 2019, na Rua da Cidadania do Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150 – Cajuru), o Fab Lab da Prefeitura funciona como um laboratório de fabricação digital e prototipagem. É o único espaço público do país aberto diariamente para que estudantes, empresas e comunidade possam compartilhar conhecimentos e colocar em prática projetos e ideias inovadoras.

O espaço oferece máquinas de prototipagem que podem ser usadas pela população com o apoio de instrutores orientadores sobre o uso dos equipamentos e sua aplicação. Entre os equipamentos disponíveis estão impressoras 3D, equipamento de corte e gravação a laser, router CNC, fresadora de bancada, plotter de recorte, equipamentos eletrônicos (osciloscópio, gerador de função, fonte ajustável, estação de solda) e ferramentas em geral.

Interessados em conhecer ou usar o Fab Lab podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].