Grande Curitiba

Em Paris, vice-prefeito debate Cidades Residenciais com especialista da Sorbonne

25 de abril de 2024 às 16:16
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, se reuniu nesta quinta-feira (24/4), em Paris, na França, com o professor da tradicional Universidade de Sorbonne e especialista internacional em Cidades Inteligentes Humanas, o franco-colombiano, Carlos Moreno.

No encontro, organizado na agenda do Programa Personalidades Promissoras, Pimentel apresentou as soluções urbanas em mobilidade, sustentabilidade e inovação implementadas em Curitiba, na atual gestão do prefeito Rafael Greca, como os projetos Pirâmide Solar de Curitiba, Bairro Novo da Caximba – primeiro bairro inteligente do Brasil -, terminais de transporte urbano com energia solar, Hipervisor Urbano, eletrificação da frota de ônibus, entre outras iniciativas.

“Estou na casa de Carlos Moreno, professor da Sorbonne e um grande conselheiro da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, para apresentar os avanços em Curitiba, estabelecer uma importante conexão e troca de experiências em cidades inteligentes, humanas e inovadoras com este renomado especialista internacional”, destacou.

Cidade Residencial

Na reunião, o vice-prefeito também conheceu os principais conceitos em planejamento urbano residencial e cidades inteligentes humanas criados por Carlos Moreno. Também recebeu exemplares dos livros Direito de Cidade e The 15 – Minute City, obra que aborda o conceito de “cidade de 15 minutos”, no qual a maioria das necessidades diárias pode ser atendida a pé ou de bicicleta a partir das casas dos moradores.

“O professor Carlos Moreno contou muito sobre a sua história e os conceitos de planejamento. Também recebi os livros que ensinam o conceito da cidade de 15 minutos de distância da sua vida, como planejar, como deixar o emprego perto, os imóveis mistos entre comércio e residência, também parques com sustentabilidade, conforme cada região no mundo”, destacou Pimentel, ao convidar Carlos Moreno para visitar Curitiba.

Curitiba icônica

Calos Moreno, agradeceu a visita do vice-prefeito de Curitiba e reforçou apoio aos projetos da cidade paranaense.

“Grato Eduardo (Pimentel) por sua visita. Para mim, é um prazer recebê-lo em Paris. Curitiba é uma cidade icônia, com muitas transformações exemplares na cultura urbana. Estarei em Curitiba para continuar este espírito de inovação e transformação”, afirmou Carlos Moreno.

Agenda de compromissos

Os compromissos de Eduardo Pimentel na agenda do Programa Personalidades Promissoras vão até esta sexta-feira (26/4) em solo francês. Nesta quinta-feira (25/4), o vice-prefeito tem almoço de trabalho com Anne Louyot, comissária-geral da Temporada França-Brasil 2025; reunião na Agência Richez Associés com a arquiteta-urbanista e gerente de Projetos Luisy Silva; e visitas à Escola Maternal Charles Baudelaire, ao Museu MAC VAL e à exposição “Paris, a metrópole e seus projetos”, no Pavilhão do Arsenal.

Exemplos estratégicos

Na quarta-feira (24/4), o vice-prefeito apresentou o projeto Reserva Hídrica do Futuro no Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros, no Quai d’Orsay de Paris. Em Vélizy-Villacoublay, Pimentel também visitou a Dassault Systèmes, empresa líder mundial em soluções de modelagem 3D, simulação e colaboração.

Ao fim da quarta-feira, o vice-prefeito também esteve na companhia La Fabrique du Métro, um local de experimentação para o Grand Paris Express. Na visita, Eduardo Pimentel conheceu de perto os planos da nova linha de metrô prevista para circular em Paris, em 2030. “São ótimos exemplos de empresas privadas (Dassault Systèmes e La Fabrique du Métro) que podem unir forças à iniciativa pública para garantir uma cidade ainda mais inteligente e integrada”, afirmou.

Representação

Eduardo Pimentel é o único representante brasileiro convidado a participar da agenda internacional do Programa Personalidades Promissoras 2024. Todos os custos da viagem são pagos pelo governo francês. O encontro internacional reúne lideranças de 75 países.