Grande Curitiba

Oficina de artesanato étnico em Curitiba ensina a arte do trançado do vime

25 de abril de 2024 às 10:52
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta quarta-feira (24/4), o Liceu de Ofícios Criativos promoveu uma nova experiência aos amantes do artesanato étnico. A oficina, conduzida pelo experiente artesão de origem italiana, Darci Ferro, encantou os participantes, que puderam explorar os segredos do trançado do vime.

Darci Ferro, artesão com 65 anos de experiência no campo do artesanato em vime, guiou os participantes pelos intricados passos do processo de trançado do vime, oferecendo insights valiosos sobre a história, cultivo e utilização desse material versátil.

“Aprendi aos 14 anos o ofício e me apaixonei, do trabalho com o vime eu criei meus filhos e sustentei a minha família. Sou um apaixonado por essa arte e infelizmente poucas pessoas ainda a mantém”, declarou Darci.

Entre as alunas, Rejane Mota, 62 anos, estava interessada em aprender a técnica. Ela conta que fez o primeiro curso no Liceu de Ofícios Criativos há um ano e meio e nesse período já aprendeu diversas técnicas diferentes. A farmacêutica tem se dedicado ao ecoprint, técnica de impressão de folhas e flores em tecido sem uso de nenhuma química.

“A primeira feira de artesanato que participei foi na Feira Internacional de Destinos Inteligentes e a experiência foi ótima, agora vou me inscrever na feira que vai acontecer no Congresso das Cidades Educadoras, estou torcendo que dê tudo certo novamente”, explica.

Já Carla Cobalchini, 41 anos, é servidora da UFPR e conta que o artesanato é uma terapia ocupacional. Quando viu a temática étnica da oficina logo se interessou não apenas pela técnica, mas também pela oportunidade da troca cultural. Ela já faz costuras, pinturas em tecido e patchwork. “Gosto muito dos cursos do Liceu de Ofícios Criativos, além do conhecimento aqui a gente troca experiências e amplia a network”, ressalta Carla.

Valorizando diferentes culturas

A iniciativa do Liceu de Ofícios Criativos em promover eventos que valorizam a cultura dos diversos povos que contribuíram para a formação de Curitiba foi elogiada pelos participantes. Essas aulas especiais não só difundem conhecimento, mas também resgatam e preservam tradições que enriquecem a identidade cultural da cidade.