Mentoria para professores formadores de Curitiba reúne 200 participantes
COM ASSESSORIAS – O papel da mentoria para professores na cidade educadora. Esse foi o tema da formação ofertada nesta segunda-feira (29/4) pela Secretaria Municipal da Educação, para cerca de 200 participantes.
A ação, organizada pelo Departamento de Desenvolvimento Profissional (DDP), é uma continuidade da formação iniciada em 2023, com foco nos professores formadores da rede municipal de ensino.
“Vivemos em uma cidade que ensina e que aprende e estes momentos de reflexão são muito importantes”, comentou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, que ministrou a palestra de abertura.
Outros quatro encontros estão programados até o mês de outubro.
A mentoria integra as atividades da Escola de Formadores, mantida pela SME para oferecer aprimoramento de práticas formativas. A diretora do DPP, Estela Endlich, destacou a importância dessa iniciativa. “Quem forma o formador? Nessa perspectiva, é muito importante ofertamos fóruns, palestras e cursos voltados aos profissionais da rede”, pontuou Estela.
A secretária lembrou ainda que Curitiba se prepara para sediar, de 21 a 24 de maio, o XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras. “Será um privilégio sediar um evento desse porte, pela primeira vez que seremos os anfitriões dessa oportunidade de compartilhamento de experiências e aprendizado”, comentou a secretária.
O Veredas
A formação profissional conta com ações constantes na rede municipal e o principal programa é o Veredas Formativas. Desde 2018, quando foi lançado, impulsiona as ações voltadas ao desenvolvimento profissional. O programa permite que cada profissional da rede de ensino escolha como fazer a formação continuada.
“O Veredas foi formulado a partir de uma ampla pesquisa, realizada em 2017 com os servidores, para levantar o interesse e as necessidades em relação aos processos de formação profissional”, explicou Maria Sílvia.
Revista
O Veredas também tem sua própria publicação on-line. É a Revista Veredas On-line. As produções desta nova edição incluem a literatura infantil na formação do caráter e no desenvolvimento cognitivo, implicações do professor contemporâneo frente à pedagogia e aos nativos digitais, o circo: na quadra, nos poemas e na dança, trabalho com resolução de problemas na perspectiva do letramento, a temática dos animais de estimação no contexto das aulas de práticas de educação ambiental, entre outros.
Desde 2019, a publicação reúne produções e trabalhos de servidores da área, que estimulam reflexões teóricas e práticas do campo educacional como forma de incentivo ao desenvolvimento profissional.