Grande Curitiba

Cerro Azul passa a fazer parte do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos. Agora são 26 municípios integrados

30 de abril de 2024 às 16:10
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol) passa a contar com mais um município da região metropolitana. Nesta terça-feira (30/4), durante a 56ª Assembleia Geral do Conresol, foi aprovada a inclusão do município de Cerro Azul. A reunião foi presidida pelo prefeito de Curitiba e presidente do Conresol, Rafael Greca. A Assembleia aconteceu na Prefeitura de Curitiba.

Agora o Conresol passa a contar com 26 municípios. Durante a 56ª Assembleia Geral também foram aprovadas a Consolidação do Protocolo de Intenções do Consórcio; e a prestação de contas do exercício de 2023.

A 56ª Assembleia Geral reuniu 15 prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais. O prefeito de Curitiba e presidente do Conresol, Rafael Greca, comemorou a entrada de Cerro Azul no Consórcio.

“É muito importante para nós, inclusive para a questão ambiental, a entrada do Cerro Azul no Conresol. O modelo de consórcio é o mais indicado no mundo inteiro para a sustentabilidade e para a qualidade da governança intermunicipal”, disse Greca.

“Vamos seguir trabalhando para os que vão vir depois de nós, mantendo a qualidade do serviço que nós estamos apresentando. Todos são muito bem-vindos, eu fico muito grato, continuem contando conosco”, definiu o prefeito de Curitiba.

Melhor solução

O prefeito de Cerro Azul, Patrik Magari, agradeceu a todos os prefeitos que participaram da Assembleia do Conresol e que garantiram o quórum para a votação e entrada do município no Consórcio. “Para nós é a melhor solução participar do Conresol. Vamos conseguir dar um destino para os resíduos sólidos sem impactos para o meio ambiente. Juntos podemos buscar novas opções, novas alternativas para melhorar ainda mais o serviço”, afirmou Magari.

A secretária municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Dias, também destacou a entrada de Cerro Azul no Conresol. “Juntos temos ganho de escala e o preço do serviço fica menor. O Consórcio é uma solução que atende a todos. Agradeço as equipes técnicas dos municípios, a equipe técnica do Conresol, e parabéns a Cerro Azul que entrou no Consórcio”, disse Marilza.

A apresentação da prestação de contas e do protocolo de intenções foi feita pela secretária-executiva do Conresol, Rosamaria Milléo Costa.

Conresol

O consórcio é formado por Curitiba e 25 municípios da região metropolitana e é responsável pela organização da gestão do sistema de tratamento e destinação dos resíduos sólidos.

Fazem parte do grupo: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Presenças

Também participaram da 56ª Assembleia Geral do Conresol o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; a deputada estadual Márcia Huçulak; o assessor jurídico do Conresol, Luis Fernando da Silva Lamaur; e os prefeitos de Agudos do Sul, Jesse da Rocha Zoellner; de Almirante Tamandaré, Gerson Denilson Colodel; de Balsa Nova, Marcos Antonio Zanetti; de Campina Grande do Sul, Bihl Elerian Zanetti; de Campo Largo, Mauricio Rivabem; de Colombo, Helder Luiz Lazarotto; de Contenda, Antonio Adamir Digner; de Doutor Ulysses, Moisés Branco da Silva; de Fazenda Rio Grande, Marco Antonio Marcondes Silva; de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia; de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo; de Piraquara, Josimar Aparecido Knupp Fróes; e de Tunas do Paraná, Marco Antonio Baldão.