Grande Curitiba

Etapa do Fala Curitiba nos bairros termina. Encontros reuniram mais de 3 mil pessoas

9 de maio de 2024 às 15:53
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Mais de 3 mil pessoas compareceram às 20 reuniões de bairros do Fala Curitiba, encerradas nesta quarta-feira (dia 8/5). Os encontros finais desta fase da consulta pública aconteceram nos bairros Pilarzinho (Regional Boa Vista) e Uberaba (Regional Cajuru), com 349 participantes mobilizados em torno de propostas para as áreas da saúde, meio ambiente e obras públicas.

Para o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, os números do Fala Curitiba refletem o entendimento da população sobre a importância da ferramenta. “É perceptível o amadurecimento da organização social na defesa das demandas coletivas para a comunidade. A população está entendendo o que é o processo de votação de obras e serviços pensando na coletividade”, avalia.

Outras formas de participação

Além de ir às reuniões, o público usou outras ferramentas para dizer à Prefeitura que está interessado e quer participar da decisão sobre as melhorias a serem implantadas na cidade. Assim, desde 1º de abril, preencheu 1.177 formulários disponibilizados pela internet, no site do Fala Curitiba. Outras 9.922 pessoas preferiram colaborar pelo Fala Móvel – a unidade itinerante da consulta pública e que percorreu 200 pontos dos 75 bairros da cidade oferecendo formulários para preencher à caneta.

Nas reuniões de bairros foram registradas 3.148 pessoas, que trocaram o lazer depois do trabalho pela discussão sobre o que é mais importante para os bairros onde moram. Divididas em 199 grupos temáticos, elas preencheram 1.700 formulários e definiram 500 prioridades coletivas. As áreas mais solicitadas, em geral, foram Obras, Segurança, Meio Ambiente, Projetos Viários e Esporte e Lazer.

A participação popular sobe o futuro da cidade segue em junho. Nessa última etapa, a votação voltará a acontecer pela internet e pelo Fala Móvel, a partir de 11/6, e nas reuniões regionais, de 24/6 a 28/6, nas Ruas da Cidadania e outros espaços comunitários.