Grande Curitiba

Em Curitiba, Fórum Nacional discute inovações nas áreas de segurança pública, defesa civil e trânsito

15 de maio de 2024 às 11:27
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Teve início no fim da tarde desta terça-feira (14/5), o 2° Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, sediado em Curitiba. O evento, que ocorre até o dia 17 maio, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), reúne especialistas renomados de todo o Brasil para debater questões relacionadas à segurança cidadã e mobilidade urbana.

A cerimônia de abertura contou com a presença do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. “É uma alegria e uma honra receber esse evento na cidade de Curitiba. Somos uma capital, uma cidade metropolitana e precisamos, mais do que nunca, agir juntos como cidade. Desejo ótimos dias de trabalho. Viva a Defesa Civil, a segurança e o trânsito”, disse o vice-prefeito.

Durante a cerimônia, os participantes fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

“Buscamos soluções e inovação. Procuramos reunir neste evento os principais nomes do país nas áreas de segurança pública, defesa civil e trânsito para que possamos levar essas ideais em uma carta de Curitiba para o todo o país”, disse o secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Péricles de Matos.

Também participaram da mesa de abertura Maria Alice Nascimento Souza, diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran); o presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (CONSEMS), Marcílio Rossini; o representante do Sistema Único de Segurança, Hernany Bueno de Araújo; a deputada estadual Márcia Huçulak; o vereador de Curitiba Mauro Bobato; o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Junior; e o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.

Já a palestra de abertura foi ministrada pelo coronel da reserva da Polícia Militar de Santa Catarina, Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior. Atualmente desempenhando o cargo de secretário municipal de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis (SC), o coronel Gomes Júnior falou sobre segurança pública integrada.

Estande Curitiba

Com um estande próprio no Fórum, a Prefeitura de Curitiba irá apresentar aos visitantes as principais tecnologias utilizadas pela cidade nas áreas de segurança, defesa civil e trânsito. Um dos destaques é a Muralha Digital, um programa da Prefeitura que alia tecnologia da informação e policiamento e é conduzido pelas secretarias de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e de Defesa Social e Trânsito (SMDT).

Durante o evento, os visitantes poderão acompanhar em tempo real a transmissão de imagens captadas pelas câmeras corporais utilizadas pela Guarda Municipal de Curitiba, as quais estão integradas à Muralha. Essa demonstração será realizada ao longo do evento.

Além disso, será possível examinar de perto o recurso de reconhecimento facial para a retirada das câmeras da estação (dock station), a qual é responsável pelo armazenamento e carregamento dos equipamentos.

A Defesa Civil de Curitiba também irá apresentar a plataforma de coleta e monitoramento dos dados das dez estações meteorológicas e hidrológica municipal.

Já para quem quiser conhecer e tirar fotos de pontos turísticos da cidade de Curitiba, poderá fazer isso sem sair do espaço destinado ao evento. O Instituto Municipal de Turismo instalou painéis com fotos do Parque Tanguá, da Torre Panorâmica, do Memorial Ucraniano e do Natal de Curitiba.

Programação

Nos próximos dias, o evento contará com a participação de diversos palestrantes de renome nacional, incluindo o tenente coronel da Reserva da Polícia Militar de São Paulo, Diógenes Viegas Dalle Lucca, autor das obras “O Negociador” e “Super Performance: Lições das Tropas de Elite Aplicadas ao Mundo Corporativo”.

O fórum, cujas inscrições estão esgotadas, ainda irá abordar temas como o combate ao crime organizado, tanto dentro quanto fora dos presídios, a influência dessas dinâmicas em comunidades socialmente excluídas, o papel das novas tecnologias na defesa civil e os desafios e soluções para um trânsito mais inteligente e seguro.

O evento, uma realização conjunta do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Defesa Civil (FNDC) e do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (CONSEMS), conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Curitiba.