Grande Curitiba

Aposentados e pensionistas beneficiários do IPMC podem fazer a prova de vida pelo celular

28 de maio de 2024 às 11:28
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) reforça aos beneficiários do Instituto que a prova de vida pode ser feita pelo telefone celular. Usando o aplicativo GOV.BR, o aposentado ou pensionista pode completar o procedimento que garante a regularidade do pagamento dos benefícios previdenciários e que evita pagamentos indevidos e fraudes.

“A vantagem do aplicativo é a comodidade. O processo pode ser feito no sofá da sala ou viajando, não é preciso ir até a sede do Instituto. Isso facilita para todos, mas especialmente para quem tem dificuldades de locomoção ou problemas de saúde”, diz o servidor Cleison Ribeiro Ayres, que trabalha no atendimento do IPMC.

A prova de vida pelo aplicativo GOV.BR pode ser realizada no mês do aniversário do beneficiário. O aplicativo também estabelece a data a partir da qual é possível fazer a prova de vida por até 60 dias. Nem sempre ela coincide com o dia do aniversário, mas ocorre perto desta data. Quem é convocado por meio de correspondência ou edital, também pode utilizar o GOV.BR, desde que a convocação coincida com o período estabelecido.

Como fazer

O primeiro passo é instalar o GOV.BR e entrar ou criar sua conta. Depois disso, na aba de serviços, você deve clicar em Prova de Vida e seguir os passos informados no aplicativo. Lembre-se de autorizar a realização da prova de vida e a captura de fotos e vídeos.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o passo a passo detalhado. Você também pode ligar para a central de atendimento do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) no telefone (41) 3350-3660.
Outras maneiras para regularizar a prova de vida

Além do procedimento pelo aplicativo GOV.BR, a prova de vida pode ser validada através de atendimentos realizados pelo Centro de Saúde do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) e no SUS de Curitiba.

Outra opção é o atendimento presencial na sede do IPMC. Os que residem fora da Região Metropolitana de Curitiba devem acessar o site do Instituto para mais informações.

Em todos os casos, a validade da prova de vida é de um ano. Quem não mantém a regularidade da comprovação, pode ter o benefício suspenso.

Para saber a data de validade da prova de vida, acesse o site do IPMC, informe seu CPF e senha e confira a informação na tela principal.