Grande Curitiba

Licitação para streaming das atividades da Câmara de Curitiba será no dia 13

Contrato prevê mão de obra para serviços técnicos de captação, transmissão e armazenamento das sessões, reuniões de comissão e eventos do Legislativo.
5 de junho de 2024 às 09:50
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

As empresas interessadas em realizar a transmissão ao vivo das atividades da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) poderão disputar o pregão 12/2024 no dia 13 de junho, às 9h, pelo Portal de Compras do Governo Federal. A licitação prevê a prestação dos serviços de captação audiovisual, transmissão ao vivo pela internet (streaming) e armazenamento das gravações das sessões, reuniões de comissões e eventos do Legislativo.

Com a contratação prevista no pregão 12/2024, diz o Estudo Técnico Preliminar (ETP), a CMC busca “garantir a continuidade do serviço que hoje já vem sendo prestado no âmbito da CMC, proporcionando à Divisão de Controle e Operação Audiovisual, e consequentemente ao Departamento de Processo Legislativo, o auxílio necessário ao desenvolvimento das atividades inerentes às suas atribuições”.

“O contrato atual está vigente até 9 de agosto, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo, até o limite de 120 meses. No entanto, apesar da possibilidade de prorrogação, a área requisitante não apresentou interesse em sua renovação”, registrou o ETP, onde a CMC afirmou ser necessário redimensionar as equipes que prestam o serviço ao Legislativo, com base na experiência do último período. O estudo faz parte da documentação do pregão 12/2024, disponível no Portal da Transparência do Município.

O edital prevê a contratação de até 1,8 mil horas de serviços técnicos de captação, transmissão e armazenamento de imagens no intervalo de um ano, conforme as características descritas no Termo de Referência. A previsão é ter uma equipe de trabalho formada por um coordenador e três operadores de áudio e vídeo à disposição da CMC, nos três turnos de trabalho, mediante convocação feita com antecedência de 24 horas. O edital prevê mecanismos de controle de qualidade do streaming, que, se não forem atingidos, podem levar ao término antecipado do contrato.

Em maio de 2015, a Câmara de Curitiba ampliou a publicidade dada às licitações realizadas pelo Legislativo, fazendo mais do que é exigido pela legislação federal, ao divulgar notícias institucionais com o teor dos certames, para ampliar a concorrência e o controle social. Objeto de prêmio de comunicação pública para a CMC, a administração incorporou essa boa prática à Instrução Normativa 2/2023, que rege os procedimentos licitatórios do Legislativo, prevendo a divulgação deles pela Diretoria de Comunicação Social.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba