Grande Curitiba

De Linha Verde a casas do Bairro Novo da Caximba: veja as entregas da Prefeitura de Curitiba até o começo de julho

5 de julho de 2024 às 10:54
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – A liberação total do tráfego da Linha Verde, a chegada dos primeiros ônibus elétricos do transporte público e a entrega das primeiras 60 casas do Bairro Novo da Caximba são destaques de um primeiro semestre de 2024 e começo de julho repletos de grandes realizações em Curitiba. A Prefeitura da capital não poupou esforços para manter seu compromisso de melhorar cada vez mais o dia a dia dos curitibanos.

“Continuamos nosso incansável trabalho, iniciado em 2017, para cada vez mais melhorarmos os serviços ofertados aos cidadãos, bem como toda a infraestrutura de Curitiba. Educação, saúde, sustentabilidade, mobilidade urbana, transporte público, combate à fome, proteção social e geração de emprego e renda são e continuarão sendo nossas prioridades”, afirma o prefeito Rafael Greca.

Grandes reconhecimentos de todo esse trabalho do município, inclusive, foram conferidos no primeiro semestre do ano. Curitiba foi apontada, em maio, como a Capital Mais Igualitária do Brasil pelo Instituto Cidades Sustentáveis, considerando indicadores como educação, renda, pobreza, trabalho e ações climáticas.

A cidade foi destacada, em fevereiro, pelo Censo 2022, como a melhor capital em coleta de lixo e em saneamento básico para todos os grupos sociais. Em junho, recebeu o título de Cidade Mais Sustentável do Brasil pelo Sebrae.

Ligeirão Norte-Sul

O ano começou com a entrega, em janeiro, do aguardado Ligeirão Norte-Sul, que passou a fazer todo o percurso entre o Santa Cândida e o Pinheirinho em apenas 50 minutos. Também foi anunciado o início das obras do Hospital Municipal Veterinário, o primeiro do Paraná, e do novo Inter 2, que terá ônibus elétricos e capacidade ampliada.

Foram retomadas as obras do Moradias Castanheira, na CIC, e inaugurada a FAS SOS, no Centro, com acolhimento e atendimento multidisciplinar para a população em situação de rua.

Hipervisor Curitiba

Fevereiro marcou o início de operação do Hipervisor Curitiba, plataforma de convergência e compartilhamento de dados que reúne ferramentas capazes de coletar informações para melhorar os serviços públicos.

O munícipio ainda iniciou as obras de ampliação da capacidade do Ligeirão Leste/Oeste, que também receberá ônibus elétricos, e sediou a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI).

Reserva Hídrica

Em março, quando Curitiba celebrou seus 331 anos, todos os olhares do mundo se voltaram para a capital, que sediou o 5º Smart City Expo Curitiba (20 a 22/3), edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo.

O mês também foi marcado pela criação da primeira Secretaria Municipal de Inteligência Artificial do Brasil, pela inauguração do Pinhão Hub, pelo lançamento da Zeladoria Digital, pela Central Saúde Já atendendo 1.000.000 de pessoas e pela assinatura da ordem de serviço para o início das obras da Reserva Hídrica do Futuro, que ganhará um parque alagável contra enchentes e irá suprir a cidade de água em períodos de longa estiagem.

Novas creches

O compromisso da capital em ser cada vez mais uma cidade educadora se provou, em abril, com a entrega de quatro novas creches e uma escola municipal. O Curitiba Mais Energia chegou naquele mês aos terminais do Boqueirão e Santa Cândida, que receberam painéis solares; e os guardas municipais e agentes da Setran passaram a cumprir suas escalas com 167 novas viaturas.

Estação Solar

Maio, mês em que Curitiba conquistou o título de Cidade Mais Igualitária do Brasil, teve como principais destaques o início das obras do Restaurante Popular e Sustentável do Tatuquara e as entregas da Estação Solar Agrárias, a primeira do novo Inter 2; da revitalização do Bosque Alemão; e da nova sede da pioneira Pousada de Maria.

Além disso, a capital chegou ao número de 1.300.000 refeições servidas gratuitamente pelo Mesa Solidária e fez os lançamentos da programação de eventos do Inverno Curitiba e da Operação Inverno, voltada ao acolhimento das pessoas em situação de rua, bem como recebeu o XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras (21 a 24/5), simultaneamente à Expo Educação.
Linha Verde, ônibus elétricos e 500 mil árvores

Aguardada há 17 anos, a liberação do trânsito da Linha Verde, com a entrega de vias, trincheira e viadutos, abriu um mês de junho repleto de entregas e boas notícias da Prefeitura. Curitiba chegou as marcas de 500 mil árvores plantadas de um desafio iniciado em 2019, de 1.070 km de asfalto novo e de 144 km de asfalto no saibro.

A entrega dos primeiros sete ônibus elétricos, que dão início à mudança da matriz energética do transporte público, o início dos testes com veículos elétricos de coleta de lixo e as inaugurações de novas Unidades de Educação Integral (UEI) e do novo hotel social do município reforçaram o compromisso da cidade com a sustentabilidade, a educação e a proteção social. O anúncio da Linha Direta Tatuquara-Centro nos próximos meses fechou junho com chave de ourro.

Bairro Novo da Caximba

Neste começo de julho, a Prefeitura de Curitiba continua seguindo seu compromisso de melhorar cada vez mais a vida do cidadão. Na última quarta-feira (3/7), foram entregues as primeiras 60 casas do Bairro Novo da Caximba, a maior intervenção socioambiental recente da cidade e primeiro bairro inteligente do Brasil. No mesmo dia também foi inaugurada a 187ª escola da rede municipal de ensino em tempo integral: a Escola Municipal Metry Bacila, no Jardim Aliança, tem capacidade para 300 estudantes do pré ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O primeiro semestre ainda foi marcado pela nomeação dos novos servidores, pagamento de licenças-prêmio e por entregas de revitalizações de unidades de saúde, de clínicas odontológicas, de clubes da gente, de praças, de sacolões da família e de pistas de skate; de implantação de novos parquinhos com brinquedos em madeira e pisos emborrachados; de hortas urbanas inéditas e de viaturas novas para o Samu.

JANEIRO

  • Entrega do Ligeirão Norte/Sul, que reduziu para 50 minutos o tempo de deslocamento entre o Santa Cândida e o Pinheirinho.
  • Anúncio do início das obras do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, o primeiro hospital veterinário público do Estado, que ficará no novo Parque Municipal São Francisco de Assis, no Taboão.
  • Entrega da revitalização da UPA Boa Vista.
  • Lançamento do projeto da Rua da Memória, na Rua Nestor de Castro, no São Francisco.
  • Verão Curitiba teve a participação de 30.318 pessoas no Parque Barigui, Lago Azul, Praça Afonso Botelho, Parque dos Tropeiros, Parque Náutico, Parque Atuba e Parque Iberê.
  • Prefeitura retoma obra do Moradias Castanheira, na CIC.
  • Início do plantio de 5 mil árvores nos bairros próximos às áreas das obras do Lote 4 do Novo Inter 2, na Victor Ferreira do Amaral.
  • Início do plantio de 800 mudas de árvores na Avenida Marechal Floriano Peixoto, novo Corredor Verde da cidade.
  • Início das obras de reforma da passarela de madeira e do Salão de Exposições do Jardim Botânico.
  • Inauguração do Jardinete Adelino Fressato, no Campo Comprido (Fala Curitiba)
  • Início da implantação das novas barracas da Feira do Largo da Ordem, seguindo modelo desenvolvido pelo Ippuc.
  • 41ª Oficina de Música de Curitiba.
  • Abertura do FAS SOS – Centro Intersetorial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, em frente à Rodoferroviária.
  • Defesa Civil passa a usar app para fazer bloqueios virtuais e alertar a população em emergências naturais.
  • Inauguração do novo módulo da Guarda Municipal no Passeio Público de Curitiba, no Centro.
  • Retomada dos atendimentos do ônibus Intervidas, no Centro.
  • Início da segunda fase de implantação das novas placas de rua na cidade (9.518 placas instaladas).
  • Piraquara e Fazenda Rio Grande recebem duas novas unidades dos Armazéns da Família.
  • Entrega da reforma do Sacolão da Família Santa Felicidade.
  • Entrega das Clínicas Odontológicas reformadas na Unidade de Saúde São Braz (Santa Felicidade), Clínica Odontológica da UBS Visitação (Boqueirão), Clínica Odontológica da UBS Santa Felicidade e Clínica Odontológica da UBS Campo Alegre (CIC).
  • Início das obras dos lotes do Novo Inter 2.

FEVEREIRO

  • Inauguração do Hipervisor Curitiba.
  • Anúncio da restauração do Palácio Garmatter, dentro do Projeto Rua da Memória, na Rua Nestor de Castro, no Largo da Ordem.
  • 9 Espaços Empreendedor de Curitiba conquistam o Selo Ouro de atendimento em prêmio do Sebrae/PR.
  • Abertura de 4.320 novas vagas de atividades físicas e esportiva para a população.
  • Inauguração quadra de padel da Praça Oswaldo Cruz, no Centro.
  • Inauguração do Jardinete Silvano Tulio, no Butiatuvinha.
  • Inauguração do Ecoponto Metropolitano, o 12° equipamento do gênero, situado na Rua da Independência, no São Braz.
  • Inauguração do Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU) Monte Sião, no Pinheirinho.
  • Censo 2022 coloca Curitiba como Melhor Capital em Coleta de Lixo e em Saneamento Básico para todos os grupos sociais.
  • Curitiba recebe a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI).
  • Início das obras dos lotes do Ligeirão Leste/Oeste.

MARÇO

  • 5ª edição do Smart City Expo Curitiba.
  • Criação da Secretaria Municipal Extraordinária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial (Sedeia).
  • Lançamento do Innovate Curitiba, catálogo internacional da rede de cidades inteligentes.
  • Inauguração do Pinhão Hub, centro de inovação da cidade, no Rebouças.
  • Início da Zeladoria Digital, sistema que detecta problemas no pavimento das ruas com dados captados por carros equipados com sensores e inteligência artificial (IA).
  • Assinatura da ordem de serviço para as obras da Reserva Hídrica do Futuro, no Umbará.
  • Central Saúde Já atinge 1 milhão de atendimentos.
  • Entrega da reforma da Unidade de Saúde Salvador Allende, no Sítio Cercado.
  • Curitiba recebe o título Rede Global de Cidades de Aprendizagem da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco Global Network of Learning Cities).
  • Entrega da quadra coberta da Escola Municipal Belmiro César, no Fanny.
  • 1ª Semana de Combate ao Sedentarismo (10 a 16/3).
  • Inauguração da estátua de Sri Chinmoy, fundador do Movimento Peace Run (Corrida da Paz), no Parque Náutico, no Boqueirão.
  • Inauguração da reforma da pista de skate da Praça São Marcos, em Santa Felicidade.
  • Curitiba é a primeira cidade da América do Sul a assinar um termo de compromisso com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade para prevenção a desastres climáticos.
  • Lançamento do curso EAD “Masculinidade Consciente” da Assessoria de Política para as Mulheres.
  • Inauguração do Espaço do Trabalhador Curitibano e o Liceu de Ofícios e Inovação da FAS, na Rua da Cidadania do Bairro Novo.
  • FAS recebe 54 novos educadores sociais aprovados em concurso público.
  • Defesa Civil adquire nova estação meteorológica, duas hidrológicas e uma pluviométrica para integrar o Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção de Desastres (Sisaa Prev).
  • Início da reforma do Restaurante Popular Matriz, no Centro.
  • Lançamento da 3º edição do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (Plamsan 2024-2027).
  • Inauguração da quadra coberta da Escola Arapongas, no Novo Mundo.
  • Entrega da revitalização da Unidade de Saúde Básica Rio Bonito e da Clínica Odontológica, no Tatuquara.
  • Entrega das obras do Caminhar Melhor e revitalização de ruas no entorno do Mercado Municipal, no Centro.
  • Entrega da quadra coberta da Escola Municipal Belmiro César, no Fanny.

ABRIL

  • Inauguração do CMEI Maria Antônia Schuartz, no Bairro Alto.
  • Inauguração do CMEI Maria José Coutinho Camargo, no São Lourenço.
  • Inauguração do CMEI Maria Amélia de Assunção, no Boqueirão.
  • Inauguração do CMEI Liu Kai, no Santa Quitéria.
  • Entrega da quadra da Escola Municipal Arapongas, no Novo Mundo.
  • Semana da Juventude e Juventude de Curitiba em Ação (8 a 14/4).
  • Inauguração dos painéis fotovoltaicos do Terminal Solar Santa Cândida.
  • Início das obras de revitalização da Praça Oswaldo Cruz, no Centro, que ganhará playground emborrachado e play pet.
  • Inauguração da reforma da pista de skate da Praça José Luiz Franceschi, no Sítio Cercado.
  • Inauguração dos painéis fotovoltaicos do Terminal Solar do Boqueirão.
  • Assinatura de decretos municipais de criação de três novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNMs) em Curitiba: 64 RPPNMs.
  • Início da campanha de ajuda humanitária para a população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
  • Entrega de 167 novos veículos, entre carros e motos, para a frota da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.
  • Inauguração da Horta Urbana Dembinski II, na CIC.
  • Início das obras do Caminhar Melhor na Avenida Erasto Gaertner, no Bacacheri.
  • Curitiba abre 150 novos leitos hospitalares para atender alta demanda do SUS Curitibano.
  • Contratação de 355 profissionais para reforçar o atendimento de urgência em Curitiba.
  • Entrega da reforma da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, no Rebouças.
  • Entrega da Unidade de Saúde Estrela reformada e também da Clínica Odontológica, no Fazendinha.
  • Entrega da Unidade de Saúde Bacacheri reformada e também da Clínica Odontológica, no Boa Vista.
  • Entregas da reforma da Unidade de Saúde Vila Camargo e da revitalização da Clínica Odontológica, no Cajuru.
  • Aplicativo Saúde Já Curitiba completa sete anos de funcionamento com 2,3 milhões de usuários.

MAIO

  • Curitiba conquista o título de Capital Mais Igualitária do Brasil, dado pelo Instituto Cidades Sustentáveis.
  • Inauguração da Estação Solar Agrárias, a primeira autossustentável do novo Inter 2.
  • Início das obras da primeira etapa da Reserva Hídrica do Futuro de Curitiba, no Umbará.
  • Início dos estudos para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Curitiba e São José dos Pinhais.
  • Inauguração do coworking pedagógico da Universidade Livre do Professor, na CIC.
  • Inauguração da quadra da Escola Madre Maria dos Anjos, no Novo Mundo.
  • Entrega do Laboratório da Inclusão no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) Maria Julieta Alves Malty, no Portão.
  • Inauguração da Escola Municipal Zélia Milléo Pavão, no Seminário.
  • Inauguração do CMEI Sueli Seixas, no Tatuquara.
  • Curitiba sedia evento do BID sobre Eletromobilidade no Transporte Público.
  • Realização dos Mutirões MEI descentralizados nas Ruas da Cidadania e Mercado Municipal, somando 650 atendimentos.
  • Reinauguração da piscina no Clube da Gente CIC.
  • Início das obras de reforma da Pista de Skate do Gaúcho e da Praça do Redentor, no São Francisco.
  • Entrega da revitalização do Bosque Alemão, que ganhou trilhas mais acessíveis e reforma da Casa Encantada.
  • Inauguração das quadras de grama sintética nas praças Julius Forrer (Barreirinha) e Anna Maurer Rutz (Boa Vista).
  • Cadastro de novas associações e lançamento da Central de Comercialização de Recicláveis do Ecocidadão: 45 associações ao todo.
  • Inauguração da revitalização da Praça Ipiranga, no Guaíra.
  • Início da programação do Inverno Curitiba (30/5 a 22/9).
  • Publicação do Edital de Fomento Aldir Blanc – Curitiba 2024, com recursos do governo federal: R$ 7,84 milhões para todas as áreas artísticas.
  • Entrega da nova sede Pousada de Maria, pioneira no Brasil no acolhimento de mulheres em situação de violência.
  • Aula inaugural da turma 2024 do 1º Empregotech.
  • Lançamento da Operação Inverno 2024, para atendimento à população em situação de rua.
  • Lançamento da ABC Trânsito, novas proposta e identidade visual da Escola Pública de Trânsito de Curitiba, no Fazendinha.
  • Início das obras do Restaurante Popular do Tatuquara, que será autossustentável.
  • 5 novos pontos do Banco de Alimentos: Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patricia Casillo, Casa Culpi, Fazenda Urbana Cajuru, Escola de SAN Dom Bosco e Mesa Solidária Luz dos Pinhais.
  • Entrega da quadra coberta da Escola Madre Maria dos Anjos, no Novo Mundo.
  • Nova etapa do programa Asfalto no Saibro com início da obra de pavimentação e drenagem na Rua Saldanha Marinho, no Campina do Siqueira.
  • Reabertura do Hospital Vitória, na CIC, como retaguarda do SUS Curitibano.
  • Ampliação em 23% do quadro de agentes de combate a endemias: 20 contratados para combate à dengue.
  • Renovação da frota do Samu 192 com apoio do Estado do Paraná: 24 novas ambulâncias entregues.
  • Inauguração do Centro Curitibano de Atenção Especializada (CCAE), no Boqueirão.
  • Curitiba sediou a 17ª edição do Congresso Internacional das Cidades Educadoras e realizou a edição 2024 da ExpoEducação (21 a 24/5).
  • 5 pontos do Mesa Solidária da Prefeitura chegaram a marca de 1.300.000 refeições gratuitas distribuídas a pessoas em risco social desde 2019.

JUNHO

  • Liberação das pistas de trânsito e entrega de trincheira e viadutos da Linha Verde.
  • Entrega dos primeiros 7 ônibus elétricos do transporte Público de Curitiba.
  • Curitiba chega a marca de 500 mil árvores plantadas, dentro do desafio 100 Mil Árvores para Curitiba iniciado em 2019.
  • Curitiba é eleita a Cidade Mais Sustentável do Brasil pelo Sebrae.
  • Inauguração da Unidade de Educação Integral (UEI) Santa Felicidade.
  • Inauguração do Unidade de Educação Integral (UEI)  Otto Bracarense, na CIC.
  • Inauguração da Unidade de Educação Integral (UEI) Dona Francisca, na CIC.
  • Entrega da revitalização Escola Municipal Durival Britto e Silva, no Cajuru.
  • Inauguração da Horta Cidades Educadoras, na Escola Municipal Ivaiporã, no Pinheirinho (171ª).
  • Curitiba atinge marca de 300 km de estruturas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas).
  • Curitiba sedia no Ippuc o encontro da Rede de Institutos de Planejamento do Brasil (InREDE).
  • Início das obras do Parque África, no Pinheirinho.
  • Início das obras da Praça Barcelona, no Vista Alegre.
  • Inauguração da cancha de grama sintética na Praça Plinio Anciutti Pessôa, na CIC.
  • Início dos testes com os caminhões elétricos da Volvo e da JAC Motors no serviço de coleta de resíduos urbanos de Curitiba.
  • Curitiba se manteve na vice-liderença entre as capitais que, por apostarem na desburocracia e serviços on-line, abrem mais rápido uma emprega: são apenas 2 horas.
  • Entrega da revitalização da Praça Elias Jorge, no Uberaba, que recebeu quadra de grama sintética.
  • Entrega de nova máquina semeadora para produção de flores no Horto Municipal do Guabirotuba.
  • Entrega de 3 mil mudas de araucária para a população nas dez Regionais:  Dia Nacional da Araucária (24/6).
  • Ecocidadão contrata novas associações de catadores de material reciclável em Curitiba.
  • Inauguração do Parque do Pirata Zulmiro e da revitalização completa do Bosque Gutierrez, no Vista Alegre.
  • Entrega da ampliação da loja #CuritibaSuaLinda do Jardim Botânico.
  • Casa da Mulher Brasileira de Curitiba recebe posto avançado da Polícia Científica.
  • Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal recebe seis novas viaturas e dez tablets.
  • Lançamento de 10 editais do Fundo Municipal da Cultura e do Plano Nacional Aldir Blanc (segundo lote): R$ 6,3 milhões.
  • Camerata Antiqua de Curitiba se apresenta no Teatro Colón, em Buenos Aires (Argentina).
  • II Festival da Palavra de Curitiba.
  • Edição de Inverno da 41ª Oficina de Música de Curitiba.
  • Entrega do certificado 1 milhão do programa Liceu de Ofícios e Inovação.
  • Curitiba amplia a rede de bicicletas compartilhadas e conta agora com 780 bikes.
  • Inauguração do Hotel Social Santorini, a nova sede do projeto social Nova Morada Vida Nova da Defesa Social, no Centro.
  • Início das obras de infraestrutura da Fazenda Urbana da CIC.
  • Entrega da reforma do Centro de Atividade Física Judith Passos (Cafi Barigui), com nova academia.
  • Entrega da Unidade de Saúde Atuba reformada, no Bairro Alto.
  • Entrega da quadra coberta da Escola Municipal Durival Britto e Silva, no Cajuru.
  • Anúncio de R$ 40,9 milhões do Governo do Paraná e Prefeitura para nova etapa do Programa Asfalto no saibro: 30 ruas em 10 bairros.
  • Programa Asfalto novo chega à marca de 1.076 km.
  • Programa Asfalto no Saibro chega à marca de 144 km.
  • Antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário: R$ 176 milhões injetados na economia.
  • O município fechou o primeiro semestre do ano com o pagamento de licença-prêmio para 8.157 servidores, totalizando R$ 175 milhões.
  • A Prefeitura de Curitiba fechou o primeiro semestre de 2024 com a nomeação, entre janeiro e junho, de 3.145 novos servidores aprovados em concurso público e contratação de 451 pessoas pelo processo seletivo simplificado (PSS).
  • Início das obras do CMEI CIC Norte  na CIC.
  • Início das obras do Caminhar Melhor na Rua Emiliano Perneta, no Centro/Batel.
  • Anuncio da Linha Direta Tatuquara-Centro.

JULHO

  • Entrega das 60 primeiras casas do Bairro Novo da Caximba.
  • Inauguração da Escola Municipal de Educação Integral Metry Bacila, no Santa Cândida (187ª).
  • Inauguração do Departamento de Urgência e Emergência (DUE).
  • Inauguração do Novo Centro Esportivo Pinheirinho.
  • Inauguração da nova sede do Saúde em Casa, no Fanny.
  • Inauguração da nova sede do Samu 192, no Centro de Regulação de Urgência Matheos Chomatas, no Hauer.
  • Entrega da revitalização da Unidade de Saúde Vila Machado, no Novo Mundo.
  • Retomada da Linha Barreirinha-São José dos Pinhais.