Grande Curitiba

Dia do Rally da Inclusão pode entrar no Calendário de Eventos de Curitiba

Ação esportiva criada pelo Jeep Clube de Curitiba, em 2005, proporciona um momento de aventura e confraternização entre Pessoas com Deficiência, seus familiares e amigos
17 de outubro de 2024 às 14:09
(Foto: Divulgação)

É de iniciativa do vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da Câmara Municipal de Curitiba, o projeto de lei que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município o dia do Rally da Inclusão, a ser comemorado anualmente na semana do dia 21 de setembro (005.00142.2024). No texto de justificativa de sua proposição, Fachinello esclarece que o evento é “uma aventura ‘off road’, que já acontece em Curitiba há anos, e conta com a participação dos jipeiros do Jeep Clube de Curitiba, pessoas com deficiência, familiares e voluntários que se reúnem para comemorar e acompanhar este evento”.

O vereador explica que as pessoas com deficiência comparecem acompanhadas por seus responsáveis e a atividade é coordenada por jipeiros profissionais. Todos os envolvidos portam os equipamentos de segurança necessários para que “possam desfrutar o momento e se divertir tranquilamente, colhendo a emoção que esse esporte automotivo 4×4 promove”, informa a justificativa. Ao longo de sua existência, o evento foi realizado em datas diversas, mas o vereador Fachinello aponta o dia 21 de setembro como apropriado para a sua comemoração, na medida que se trata do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.
Rally da Inclusão surgiu em 2005 e representa a luta pela inclusão

O Jeep Clube de Curitiba, entidade fundada em 1984, inciou a realização do Rally da Inclusão em 2005, mas o evento ganhou maior visibilidade a partir de 2009, quando abriu a comemoração dos 316 anos de Curitiba, já numa parceria entre o Jeep Clube, a Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu) e a Prefeitura de Curitiba. Desde então, o Rally da Inclusão se consolidou como uma das ações mais representativas na luta pela inclusão das Pessoas com Deficiência.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba