Ex-comandante do Cindacta II recebe Cidadania Honorária de Curitiba
Por iniciativa do vereador Hernani (Republicanos), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu, nesta segunda-feira (2), uma sessão solene para a entrega do título de cidadão honorário ao coronel aviador Kazuhiko Toda. Hernani foi o autor da lei que conferiu a honraria ao militar (lei municipal 15.958/2022). A cerimônia teve a presidência do vereador Bruni Pessuti (Pode).
A mesa foi composta por: vereadores Hernani e Bruno Pessuti; coronel-aviador Kazuhiko Toda, ex-comandante do Cindacta II e homenageado; coronel-aviador Regilâneo Isaías Aguiar de Melo, e atual comandante do Cindacta II; tenente-coronel Paulo Roberto Soares da Silva, especialista em tráfego aéreo; Cícero Barbosa dos Santos, coronel especialista em meteorologia e ex-sub-comandante do Cindacta II; e Alaércio Aparecido de Oliveira, professor-doutor e assessor do Hospital do Cindacta II. A sessão solene teve a participação da Banda de Música do Cindacta II.
História dentro das forças armadas e amor por Curitiba
O vereador Hernani agradeceu a presença de todos e fez uma breve síntese da biografia do homenageado. A história do coronel Kazuhiko, de acordo com o vereador, começou quando seu pai, sargento da Força Aérea Japonesa, Hiroaki Toda, desembarcou em Santos (SP) em 1960, com a mãe, irmãos, tio e primos, no momento em que o Japão enfrentava uma crise com a perda de territórios e a ocupação estrangeira após sua rendição na Segunda Guerra Mundial.
Hiroaki Tado resolveu se estabelecer no município de Registro, no interior de São Paulo. Na cidade, casou-se com uma sobrevivente da bomba de Hiroshima, abriu uma pastelaria e se tornou proprietário de uma lavanderia. Teve quatros filhos, todos ingressaram na Força Aérea Brasileira, sendo Kazuhiko o caçula.
“Kazuhiko nasceu no estado de São Paulo em 18 de setembro de 1973. Em 1981, mudou-se para Campina Grande do Sul, no Paraná. Finalmente, em 1982, se estabeleceu na cidade de Curitiba. Trabalhou na Pastelaria Conselheiro, existente até hoje, e nas lojas Hermes Macedo, como office-boy”, relatou o parlamentar.
Em 1990, foi aprovado na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena, e ingressou, em 1992, na Academia da força Aérea. Foi declarado aspirante em 1996. Realizou todos os cursos da carreia militar na Aeronáutica e comandou diversas organizações, sendo que, em 2020, após deixar o subcomando do Cindacta III, em Recife, retornou para Curitiba para comandar o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Trafego Aéreo – Cindacta II.
Durante a pandemia, promoveu ações assistenciais
Ao assumir a função de comandante do Cindacta II, deparou com a pandemia de covid-19 no Brasil. Sensível às circunstâncias da pandemia e atento às necessidades das instituições de atendimento às pessoas carentes da sociedade curitibana, realizou campanhas de arrecadação de donativos, estimulando o efetivo à doação de agasalhos e alimentos com o tema Juntos Somos Mais.
“Em uma das campanhas”, disse Hernani, “foram arrecadados 192 quilos de alimentos, 102 peças de roupas infantis, 43 peças de roupas infanto-juvenis, 76 peças de roupas masculinas, 165 peças de roupas femininas e 76 calçados de diversos números que foram entregues a Unipacc, União Paranaense de Apoio à Criança com Câncer”.
Além disso, Kazuhiko realizou campanhas de doação de sangue ao Hemobanco de Curitiba. Também deu apoio ao Programa Forças no Esporte – Profesp, que beneficia aproximadamente 500 alunos dos ensinos fundamental e médio. Nesse programa, a rotina prevê que as crianças iniciem suas atividades fazendo refeições e depois sigam para oficinas programadas.
“Há um termo de cooperação firmado com a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, para atividades na Escola Prefeito Omar Sabbag, com 380 alunos, e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, com ações no Colégio Estadual Cívico Militar Semiramis de Barros Braga, com 120 alunos”, esclareceu Hernani.
“O Coronel Kazuhiko é um exemplo vivo de perseverança, humildade e amor ao próximo. Por sua história dentro das Forças Armadas e por seu amor por Curitiba, merece ser agraciado com a comenda de cidadão honorário de Curitiba”, finalizou o vereador.
Controle aéreo em oito estados, com 2,8 mil funcionários
O coronel-aviador Kazuhiko Toda iniciou sua fala de agradecimento rememorando o ano de 1982, quando chegou com sua família a Curitiba. “Um casal de imigrantes japoneses e seus quatro filhos. Ali começava minha história de paixão a Curitiba, esta bela e singular cidade”, disse.
De acordo com o homenageado, seus pais foram proprietários de dois estabelecimentos comerciais no centro: uma pastelaria e uma lavanderia. Toda trabalhou como office-boy nas antigas lojas Hermes Macedo, até que, em 1990, foi aprovado no concurso para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, na cidade de Barbacena, em Minas Gerais.
Para ele, é uma honra comandar o Cindacta II no bairro Bacacheri, órgão militar existente há 42 anos. “Lá estão os equipamentos com os quais operamos o controle aéreo dos três estados da Região Sul, o estado de Mato Grosso do Sul, além de partes de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ao todo, são 2,8 mil funcionários militares e civis”, disse Toda.
O coronel-aviador também salientou que o Cindacta II promove ações que transcendem suas atividades convencionais. “Foi o caso, por exemplo, da apresentação da banda do Cindacta II no Teatro Guaíra, que arrecadou mais de 3 mil quilos de alimentos destinados a ações sociais. Outra ação é o Natal Solidário, que objetiva levar um pouco de alegria para famílias carentes nesse final de ano”, disse.
Sobre a Aeronáutica, o coronel Toda salientou que seu propósito é a manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro e integração do território nacional. “A Força Aérea é composta por mais de 70 mil homens e mulheres envolvidos em mais de 20 projetos que visam a modernização da Aeronáutica. Além disso, a Força Aérea também promove ações de auxílio, como combate a incêndios florestais e repatriação de brasileiros que se encontram em áreas de conflito”, esclareceu o militar, que atualmente está lotado no Estado-Maior da Aeronáutica, em Brasília.
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba