Grande Curitiba

Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP participa do Encontro Estadual de Cooperativistas

Comitiva com mais de 100 representantes da cooperativa marcaram presença no evento
4 de dezembro de 2024 às 14:04
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Na última sexta-feira (29/11), o Sistema Ocepar promoveu o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses 2024, realizado no Centro de Eventos Viasoft Experience, em Curitiba. O evento, que bateu recorde de público com mais de duas mil pessoas, reuniu cooperativistas de todos os ramos e regiões do Paraná para celebrar as conquistas do setor ao longo do ano.

A Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP esteve presente com uma comitiva expressiva de mais de 100 representantes. Para o presidente da cooperativa, Márcio Zwierewicz, o evento é um marco para o cooperativismo paranaense.

“É com grande satisfação que participamos deste encontro, um momento especial para reforçarmos nosso compromisso com o cooperativismo e com o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades paranaenses. O Sicredi promove inclusão e educação financeira, crescimento econômico e o fortalecimento das regiões onde atuamos, sempre pautado pelos princípios cooperativistas que nos guiam”, afirmou.

O Sistema Ocepar destacou a presença massiva dos cooperativistas, com mais de 42 ônibus vindo de cidades do interior do estado até Curitiba, além de vans e micro-ônibus de localidades próximas. O público representou as 227 cooperativas paranaenses vinculadas ao Sistema Ocepar, abrangendo diferentes ramos de atividades, incluindo:

• 52 cooperativas agropecuárias;
• 54 de crédito;
• 36 de saúde;
• 31 de transporte;
• 21 de infraestrutura;
• 16 de trabalho, produção de bens e serviços;
• 7 de consumo.

O Encontro Estadual reafirma a força do cooperativismo no Paraná e celebra a união e o trabalho conjunto que fazem do estado referência nacional no setor. Segundo o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, 2024 foi um ano de desafios enormes: “tivemos perda de produção, que chegou a 7 milhões de toneladas, redução de margens, dificuldade de acesso ao crédito, principalmente de investimento, aumento de juros, restrições de mercado em função de conflitos internacionais, agravamento das mudanças climáticas, a exemplo da tragédia ocorrida em maio deste ano no Rio Grande do Sul, e alterações de critérios tributários. Citou também dificuldades financeiras de cooperados e insegurança jurídica em propriedades rurais. Mesmo assim, com união, resiliência e muita intercooperação superamos e chegamos até aqui com avanços importantes”, frisou.

Ao final do seu discurso, o presidente do Sistema Ocepar destacou que 2025 foi declarado pela ONU – Organização das Nações Unidas – como Ano Internacional das Cooperativas. “Será uma oportunidade para que o mundo inteiro conheça mais sobre o cooperativismo e como esse modelo de negócio transforma a vida das pessoas e das comunidades”.

A data, frisou Ricken, será celebrada no Encontro Estadual de Cooperativistas de 2025. O evento será realizado em Carambeí, na região dos Campos Gerais, oportunidade em que será celebrado o centenário de fundação da Frísia, cooperativa com mais tempo de atuação no Paraná.