Grande Curitiba

Projetos sociais da Evangelizar beneficiaram mais de 200 mil pessoas em 2024

Balanço das ações de caridade e geração de emprego e renda é divulgado anualmente pela instituição sem fins lucrativos, fundada em 2005 pelo Padre Reginaldo Manzotti e mantida por meio das contribuições espontâneas de associados de todo o mundo
13 de janeiro de 2025 às 15:21
(Fotos: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – As ações sociais da equipe e rede de voluntariado da Associação Evangelizar É Preciso alcançaram 202.072 pessoas em 2024. Ao longo do ano, 114 instituições foram beneficiadas com doações de alimentos, cobertores, brinquedos, livros, materiais escolares, itens de higiene pessoal e de limpeza, além de materiais hospitalares. A instituição sem fins lucrativos, fundada em 2005 pelo Padre Reginaldo Manzotti, realizou ainda feirões de empregos, campanhas solidárias e de conscientização. Por meio da parceria com profissionais voluntários, a Obra também ofereceu, gratuitamente, atendimentos jurídicos, consultas com psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.

Ao longo do ano, foram distribuídas mais de 180 toneladas de alimentos, 9.179 itens de higiene e limpeza, 784 litros de leite e 13.937 fraldas. “Foi um ano marcado pela solidariedade, especialmente na mobilização para ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Com o engajamento dos fiéis, movidos pela essência do cristianismo, que é a caridade, pudemos efetivamente socorrer e amparar quem mais precisava de ajuda. A ampla rede de cooperação construída ao longo de quase 20 anos da Obra nos permite superar nossas metas, ano a ano. Isso nos motiva a ampliar ainda mais as ações sociais da Associação”, avalia a coordenadora de Projetos Sociais da Evangelizar, Juliane Gonçalves.

Entre maio e junho do ano passado, a Evangelizar enviou quase 10 toneladas de alimentos aos municípios atingidos pela tragédia do RS, além de 6.686 itens de higiene pessoal e limpeza e mais de 5 mil litros de água. O Especial Compromisso de Amor de 2024, apresentado pelo Padre Reginaldo Manzotti, arrecadou o suficiente para doar 100 toneladas de alimentos, que foram entregues a famílias carentes de 13 estados brasileiros. Com o resultado do ano, o programa, que iniciou na pandemia com as “lives solidárias”, alcançou a marca de mais de 950 toneladas de alimentos doados desde o ano de 2020.

Entre as principais iniciativas para a arrecadação e distribuição de donativos, também se destacam as Caravanas Missionárias de Jesus das Santas Chagas, que percorreram cidades do Paraná, Santa Catarina, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. Desde 2016, mais de 400 localidades já receberam os missionários cristãos e voluntários, que atuam para somar esforços com as comunidades em prol da evangelização e do fortalecimento da fé católica. Além da programação religiosa, a ação inclui a entrega de donativos.

O balanço ainda contabiliza campanhas como o Natal Solidário, que arrecadou 2,7 toneladas de alimentos destinados à Pastoral da Criança e ao Bazar Solidário; Natal de Verdade, que presenteou mais de 4.427 crianças carentes; Páscoa da Vida, que arrecadou chocolates para 318 crianças e Campanha do Cobertor, que beneficiou 1.242 pessoas com 2.490 agasalhos e cobertores.

Feirões de empregos

Em 2024, a Associação Evangelizar É Preciso realizou 10 feirões de empregos e cursos, em parceria com empresas de diversos setores, agências de recursos humanos e SENAC-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Os mutirões resultaram em 1.414 contratações pelo regime CLT. Mais de 3 mil vagas foram ofertadas, reforçando o compromisso com a promoção da dignidade e autonomia financeira. Desde o primeiro feirão da Obra, realizado em janeiro de 2023, a iniciativa já resultou nas contratações de 2.563 trabalhadores com carteira assinada.

Acolhimento, orientação e cultura

Com a participação de profissionais voluntários, a Evangelizar realizou 2.337 atendimentos em serviço social em 2024, oferecendo orientações, encaminhamentos e escutas qualificadas. Foram realizados 1.161 atendimentos nas áreas de Psicologia, Direito, Fisioterapia e Nutrição.

Por meio do Projeto Viagem do Livro, em parceria com o Departamento Penitenciário do Paraná (DEPEN-PR), a Obra doou 1.250 obras de literatura para unidades do sistema penitenciário, contribuindo com a ressocialização de detentos.

A campanha Outubro Rosa promoveu a conscientização sobre o câncer de mama, beneficiando cerca de 360 mulheres com palestras e doações de lenços, mechas de cabelo e produtos de higiene. Também em parceria com o DEPEN-PR, uma palestra feita para 60 mulheres privadas de liberdade abordou a importância do autocuidado quando o assunto é câncer de mama.

Campanha São José, Providenciai

Para ampliar a rede de associados e as arrecadações para as ações sociais de 2025, a Associação Evangelizar É Preciso lançou a campanha anual São José, Providenciai. Até 31 de março, os associados devem encaminhar preenchidos os formulários que estão no Jornal do Evangelizador e no link https://evangelizarepreciso.com.br/acao-sao-jose, indicando de uma a três pessoas interessadas em apoiar a Obra.

O endereço para a entrega dos formulários é a sede da Obra, que fica na Praça Senador Correia, 55, Centro de Curitiba (PR). A nova associação pode, ainda, ser feita pelo telefone (41) 3221-6060 para Curitiba e Região Metropolitana ou 0800-410-6060 para demais cidades brasileiras.