Eduardo Pimentel sanciona lei que permite transporte de pets nos ônibus de Curitiba

COM ASSESSORIAS – O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, sancionou, neste domingo (30/3), a lei que permite o transporte de cachorros e gatos de pequeno porte no transporte coletivo da capital. A legislação, de autoria do vereador Tico Kuzma (PSD), foi aprovada em março pela Câmara Municipal de Curitiba e entra em vigor num prazo de 60 dias após a sanção.
Os animais, com peso até 12 quilos, deverão estar em caixas de transporte apropriadas, forradas com material absorvente para evitar o vazamento de dejetos. Animais que pesem até 5 quilos podem ser levados em bolsas, sacolas ou mochilas. O transporte será proibido das 5h às 9h e das 16h às 20h, considerados horários de pico.
A assinatura foi durante a última edição de março do Domingo no Centro, atividade que faz parte das ações do plano de redesenvolvimento da Prefeitura de Curitiba para a região central e é realizada na Rua Emiliano Perneta, entre a Praça Zacarias e a Rua Visconde de Nacar.
Também assinaram o documento o vice-prefeito Paulo Martins, o vereador Tico Kuzma e o presidente da Urbs, empresa que gerencia o transporte coletivo da cidade, Ogeny Pedro Maia Neto.
“O foco hoje, nesse Domingo no Centro, é o cuidado com os animais”, disse o prefeito, que também adiantou outra iniciativa que está sendo planejada.
Por sugestão da vereadora Andressa Bianchessi, explicou, as famílias que adotarem pets do Centro de Referência de Animais em Risco (Crar), da Prefeitura de Curitiba, terão prioridade nos atendimentos do Hospital Veterinário Municipal. O diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo, disse que os detalhes desta nova iniciativa estão sendo definidos e serão anunciados em breve.
Doação de ração
Durante o Domingo no Centro, também foram certificadas cinco novas empresas com o Selo Empresa Amiga dos Animais: Drogavet, Hiperzoo, Adimax, Rei dos Animais e Condor. Cada uma delas doou 1.000 quilos de ração para o Banco de Ração da Rede de Proteção Animal da Prefeitura.
Também foi realizada neste domingo mais uma edição do Amigo Bicho, com 20 cães disponíveis para adoção. Também estava sendo oferecido o serviço de microchipagem gratuita, que atendeu 28 animais. A ação é para garantir mais segurança e facilitar a localização dos animais em caso de perda.
Presenças
Participaram do evento a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; o secretário municipal de Comunicação Social, Marc Sousa; o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marino Galvão Júnior; o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Renan de Oliveira Rodrigues; o controlador-geral da Prefeitura de Curitiba, Bruno Pandini; o deputado federal, Delegado Matheus Laiola; além de vereadores da cidade e representantes das empresas que receberam o selo Empresa Amiga dos Animais.