Música, histórias e piadas: espetáculo reúne 4 mil crianças de escolas municipais de Curitiba

COM ASSESSORIAS – A manhã desta terça-feira (2/4) foi de risadas, música e imaginação para cerca de 2 mil crianças matriculadas na rede municipal de ensino no Festival de Curitiba. Elas assistiram à primeira sessão exclusiva para estudantes do espetáculo O Menino Maluquinho – O Show, no Teatro Positivo. A peça é uma das contrapartidas do apoio da Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba ao Festival e aproxima estudantes do universo do teatro.
Ao longo desta terça, um total de 4 mil crianças de 50 escolas de todas as regionais da cidade terão a oportunidade de vivenciar a magia do espetáculo inspirado na obra de Ziraldo. No período da tarde, há outra sessão especial para as escolas municipais.
“Proporcionar esse contato com o teatro para as crianças da rede municipal é uma forma de estimular o gosto pela cultura e a formação de novos públicos. A arte tem um papel essencial na educação e essa iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura em garantir experiências culturais enriquecedoras para nossas crianças”, destacou o presidente da FCC, Marino Galvão Júnior.
A apresentação contou com o apoio da Secretaria Municipal da Educação. “A cultura amplia nossa vivência cidadã e complementa o ensino formal. Nesses momentos, as crianças expandem seu repertório de mundo, o que beneficia tanto elas quanto suas famílias”, afirmou Sandy Carneiro Dias, diretora do Departamento de Educação Infantil e Especializado da SME.
Comemoração no palco
A história foi apresentada pela trupe Tupi Pererê, que celebra 20 anos em cena com esse espetáculo. “Teatro é a arte do encontro, e viabilizar essa peça para escolas públicas é muito especial, um grande presente também para nós, artistas”, disse Guga Cidral, integrante da Companhia Tupi Pererê.
Na plateia, alunos da escola onde Guga leciona puderam ver de perto o professor que tanto falou sobre O Menino Maluquinho em sala de aula. Com panelas na cabeça, as crianças brincavam e se divertiam com o espetáculo. “Eu adorei quando o Menino Maluquinho começou a cantar! Já tinha lido o livro na escola, mas ver tudo acontecendo no palco foi muito legal”, contou Vitor Hugo Gabardo, aluno da Escola Nossa Senhora de Fátima.
Impacto positivo
Com canções de Rosy Greca, a peça retrata a infância por meio de brincadeiras, descobertas e muita interação com o público. Ciranda Cirandinha, Atirei o Pau no Gato, Feijão com Arroz e outras músicas tradicionais da infância foram cantadas em uníssono pelas crianças e pelos personagens.
Pulando e cantando, Cecília de Almeida da Silva, Giovanna Emanuele Dias e Welinton Pereira, do terceiro ano da Escola Municipal Santa Ana Mestra, comemoraram a experiência. “É a primeira vez que venho ao teatro!”, contou animada Cecília. “Gostei da parte em que cantaram com a gente. Agora quero voltar!”.
A professora Maria Dircélia Caetano, da Escola Municipal Professora Erica Plewka Mlynarczyk, destacou a importância do contato com as artes cênicas. “O teatro desperta um novo olhar sobre o mundo. Muitos dos nossos alunos nunca tinham assistido a uma peça ao vivo, e ver o encanto nos olhos deles é emocionante.”
Entre as escolas participantes estavam: Senador Enéas Faria, Irati, Prefeito Linneu F. do Amaral, Prefeito Omar Sabbag, Caramuru, Irmão Rebouças, Professor Brandão, Mirazinha Braga, Noely Simone de Ávila, Dom Manuel da Silveira D’Elboux, Pedro Viriato Parigot de Souza, CEI Carlos Drummond de Andrade, Dona Lulu, Professora Augusta Gluck Robas, Castro, Francisco Derosso, Paranavaí, Rolândia, Sophia Roslindo e CEI Ulysses Silveira Guimarães.
Festival de Curitiba
Além de viabilizar a participação dos estudantes, a Prefeitura de Curitiba também cedeu espaços importantes para o evento, como os teatros Paiol e Novelas Curitibanas, o Memorial de Curitiba e o palco das Ruínas de São Francisco, que recebem 20 espetáculos da programação.
O Festival de Curitiba acontece de 24 de março a 6 de abril, reunindo 350 atrações em mais de 70 espaços da capital e Região Metropolitana. Entre os destaques estão a Mostra Lucia Camargo, com 30 espetáculos selecionados pela curadoria do festival, e a Mostra Fringe, que apresenta uma grande diversidade de peças, muitas delas com entrada gratuita.
Para conferir a programação completa, basta acessar o site oficial do evento: festivaldecuritiba.com.br