Projeto de Curitiba realiza fóruns gratuitos para orientar as demandas da comunidade

COM ASSESSORIAS – Todos os cidadãos possuem direitos e deveres, mas muitas vezes não têm as informações necessárias para acessá-los. No Brasil, cerca de 3 milhões de pessoas não possuem registro civil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sem documentos de identificação, essas pessoas tornam-se invisíveis para o poder público. Para mudar essa realidade e oferecer apoio às demandas comunitárias, o Projeto Despertar Para a Autonomia II lança os Fóruns Comunitários, que acontecerão ao longo do ano em Curitiba e na Região Metropolitana (PR).
O Despertar Para a Autonomia é realizado pela Associação Vovô Vitorino, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e oferece cursos de capacitação profissional para moradores do bairro Tatuquara e na cidade de Araucária, entre outras regiões próximas. O Projeto está na segunda edição e já formou mais de 520 pessoas. Neste ano, além dos cursos, uma das iniciativas do programa é levar os Fóruns para as regiões atendidas pelas formações.
Fóruns vão contribuir com demandas comunitárias
Os Fóruns vão ocorrer simultaneamente às trocas do Reciclar é Viver, um dos projetos realizados pela Vovô Vitorino, que busca a conscientização ambiental por meio da reciclagem. Em 2024, mais de 577 kg de materiais foram retirados das ruas e trocados por alimentos. A cada dois meses, as 13 comunidades atendidas de Curitiba recebem a kombi do projeto, em dias alternados, sendo aos sábados ou terças-feiras, repleta com alimentos não perecíveis que podem ser trocados por materiais recicláveis.
Durante as trocas, profissionais e graduandos de diversas áreas vão realizar atendimentos que visam contribuir para a garantia de direitos da comunidade. Serão realizadas triagens para identificar as principais demandas e focar a atuação no direcionamento para a resolução de problemas. Nos intervalos dos atendimentos, estão previstas rodas de conversa sobre higiene pessoal, orientações sobre a importância da separação do lixo e preservação ambiental, orientações sobre trabalho e renda, saúde, educação e até auxílio nas dúvidas relacionadas ao ministério público.
“Queremos que os Fóruns Comunitários sejam um espaço de escuta, orientação e encaminhamentos. Nossa equipe, junto com parceiros, vai atuar para direcionar a comunidade na resolução de impasses que muitas vezes parecem sem saída por falta de informação. Desde questões documentais até o acesso a direitos básicos, tudo será tratado com acolhimento e responsabilidade”, destaca Amanda Santana, coordenadora administrativa da Associação Vovô Vitorino.
Muitas pessoas não sabem onde buscar ajuda para solucionar seus problemas. O direcionamento será importante até mesmo para assuntos que podem ser considerados simples, como ter um documento de identificação. Sem ele, torna-se impossível acessar benefícios oferecidos pelo Governo, se matricular em escolas e universidades ou até mesmo conseguir um emprego formal.
Calendário dos Fóruns
Os atendimentos iniciaram no último sábado (05) com a troca e o auxílio no Caximba, mas a programação para os meses de abril e maio já está confirmada. Em abril, os fóruns ocorrem aos sábados. Já no mês de maio, os dias selecionados foram às terças-feiras, das 9h às 12h. Confira as datas e os locais das próximas trocas e encontros:
12/04 – Jardim Juliana (Rua Nereu De Souza, 85);
26/04 – Tatuquara, Associação Vovô Vitorino (Rua Tenente Coronel Manoel Eufrásio de Assumpção, 375);
06/05 – Campo de Santana (Rua Maximiliano Sehn, 117);
13/05 – Monteiro Lobato (Rua Profa. Clara Kaehler, 231);
20/05 – Pompéia (Rua Paulo Vilimavicius, 361);
26/05 – Terra Santa (Rua Francisco José Bozza, 230).