Saúde e amizade: turma 60+ dá show em competição de vôlei em Curitiba

COM ASSESSORIAS – Nesta quarta-feira (7/5), Curitiba foi palco de mais uma grande celebração do esporte e da inclusão. A cidade sediou a competição de Vôlei de Praia Adaptado para Pessoas Idosas, reunindo 128 participantes das sete regionais da capital, em uma manhã repleta de energia, saúde e convivência na Praça Afonso Botelho.
A atividade faz parte do calendário da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e tem como objetivo promover o bem-estar da população 60+, com estímulo à prática esportiva, à socialização e à qualidade de vida.
“A atividade física é uma ferramenta poderosa de saúde preventiva e também de inclusão. Temos orgulho de ver todos aqui com tanta vitalidade e alegria. O esporte transforma e prolonga vidas”, afirmou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler.
Além das partidas, o torneio foi um momento de valorização dos participantes, muitos dos quais mantêm rotina de treinos semanais. Regina Maria Freitas Cid Dias de Melo, 67 anos, treina duas vezes por semana na Regional CIC.
“Participar é sempre maravilhoso. A gente se diverte, se exercita e ainda faz amizades novas. Isso aqui faz bem para o corpo e para a alma”, contou Regina.
Com 78 anos, Maria das Dores Bordin treina vôlei na Smelj há 18 anos com o professor Ernesto Gobatto, no Boqueirão. Ela também estava feliz da vida com a brincadeira. “Eu gostei muito de participar. Além de me divertir conheci outras pessoas. Pode me chamar sempre”, disse a aposentada.
A professora Alessandra Weiss Ferraz de Oliveira, 37 anos, que atua na Smelj e acompanhou a competição, reforça a importância do projeto.
“Fiquei feliz de ver o desempenho de todos os jogadores e jogadoras e não estou falando só do desempenho físico, mas o respeito ao outro, às limitações e às equipes adversárias, a colaboração entre eles, a torcida”, disse a professora Alessandra.
A modalidade foi adaptada para atender às necessidades da terceira idade, com regras ajustadas e enfoque na segurança, sem perder o espírito competitivo.
Resultados
Categoria Masculina:
1º lugar: Boqueirão 2
2º lugar: Boqueirão 1
3º lugar: Boa Vista
Categoria Feminina:
1º lugar: Boa Vista 1
2º lugar: Pinheirinho 1
3º lugar: Bairro Novo 1
Como se matricular
Para tornar-se um aluno é preciso o registro no e-Cidadão, cadastro único do Município de Curitiba, fornecendo o número do CPF e escolhendo uma senha.
Depois, o interessado acessa a Área do Aluno no portal Curitiba em Movimento, escolhe a atividade do seu interesse e o centro esportivo que quer frequentar. Se houver vaga disponível, o aluno realiza a inscrição e agenda data para avaliação física.
A participação nas aulas é autorizada quando os interessados forem aprovados na avaliação física agendada.