Bem-avaliada, UPA Tatuquara já atendeu 710 mil pacientes desde sua abertura

COM ASSESSORIAS – A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara atingiu a marca de 710 mil atendimentos em oito anos de atividade, celebrados nesta quarta-feira (21/5). Bem-avaliada pelos usuários no aplicativo Saúde Já Curitiba, a unidade tem nota 4,12 em uma escala de 1 a 5 – o equivalente a 8,24 em uma escala de 1 a 10.
Usuário frequente da UPA, Valdir Ribas Nunes, de 60 anos, elogia o serviço. “Aqui é ótimo. Todo mundo me atende muito bem: médico, enfermeira, pessoal que faz a limpeza, todo mundo”, diz.
Jussara Ferreira, de 30 anos, que levou à UPA o filho Christopher, de 1 anos e 10 meses, por causa de uma crise de asma, destacou o atendimento humanizado recebido por eles. “Eu ‘peguei’ uma doutora excelente. Ela nos tratou muito bem, sorrindo”, conta.
Cléverson Roberto da Rocha, de 43 anos, microempresário, também aprova o atendimento. “É sempre bom, independente da espera. Em termos de atendimento os profissionais são 100%. Em relação à espera, eles priorizam quem precisa, sempre vai ter. A gente tem que entender isso também. Quem chega com mais necessidade tem preferência”, explica.
Para manter a qualidade no atendimento, o cuidado é contínuo, como explica a gerente da UPA Tatuquara, Luciane Kron.
“Escutamos a equipe, o que é importante, e trabalhamos com eles sobre o cuidado, para que isso reverta para a população. Acabamos oferecendo também muitos cursos pela Feas (Fundação Estatal de Atenção à Saúde), para sempre melhorarmos a qualidade dos serviços para a população”, diz Luciane.
Em volume de atendimento, a UPA Tatuquara é a quarta maior da cidade. No último mês de abril foram 15.588 atendimentos. Hoje, só fica atrás das UPAs Boa Vista, Sítio Cercado e Cajuru, com 17.350, 16.547 e 16.300 atendimentos, respectivamente, no mesmo período.
Estrutura
Inaugurada em 21 de maio de 2017, a UPA Tatuquara conta com 210 funcionários contratados pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), órgão da administração indireta da Prefeitura de Curitiba e vinculado à Secretaria Municipal da Saúde. São 60 médicos, 28 enfermeiros e 80 técnicos de enfermagem, além da equipe multiprofissional e administrativa.
O prédio que abriga a UPA Tatuquara tem 2,5 mil m² de área para o público e 1 mil m² para o setor administrativo. O local também abriga uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e conta com apoio de helicóptero, agilizando o socorro e transporte de pacientes, quando necessário.
A UPA Tatuquara tem duas salas de emergência e uma para sutura, 12 leitos para observação de adultos e sete para observação pediátrica, dois quartos de isolamento (adulto e pediátrico), posto de enfermagem, nove consultórios, salas para eletrocardiografia, espaço acadêmico, duas farmácias, central de esterilização de materiais.