Prefeitura realiza a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

COM ASSESSORIAS – Nos dias 13 e 14 de maio, a Secretaria de Cultura e Igualdade Racial promoveu a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, realizada na Vila da Cidadania.
O evento teve como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas à equidade racial e à valorização da diversidade étnico-racial, promovendo o diálogo entre o poder público e a sociedade civil. As atividades fomentaram reflexões e ações concretas de combate ao racismo estrutural e à discriminação racial.
Dia 13 – Abertura e manifestações culturais
O primeiro dia foi marcado por manifestações culturais, reforçando a força da representatividade e da ancestralidade. As apresentações ficaram por conta dos:
• Agentes Culturais da Aldeia Araçai
• Capoeira Corpo e Magia
• Grupo de Folclore do Ponto de Cultura CESCA
• Terreiro São Francisco de Assis
• Abadá Capoeira – Praça CEU
• Agentes de Cultura Hip Hop Zu Daleste e Brisada
A abertura contou com a presença do Prefeito Marcus Tesserolli, Marquinhos, a Primeira-dama e Secretária da Mulher Ana Mazon Tesserolli, a Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, a Vice-prefeita Loireci Dalmolin, a Secretária de Cultura e Igualdade Racial, Patricia Viana Rocha, o Secretário de Esporte, Lazer e Juventude, os vereadores Lairton do Posto e Sonia Rossa, além de secretários, servidores e comunidade.
Durante o evento, também foi realizada a eleição dos novos conselheiros do COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Dia 14 – Formação e debate
O segundo dia da Conferência contou com o espetáculo “Contos do Meu Canto: Histórias da Tia Ciata”, que emocionou e envolveu o público por meio da contação de histórias afro-brasileiras.
Na sequência, a Dra. Patrícia Dutra, doutora em Serviço Social e Política Social, ministrou uma palestra sobre justiça racial, políticas de reparação e democracia, oferecendo uma profunda reflexão sobre os desafios e caminhos possíveis para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Além dos debates sobre os eixos temáticos da conferência, também foi realizada a eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.