Grande Curitiba

Sesc da Esquina realiza ação com mais de 100 testes rápidos para detecção das Hepatites Virais

Campanha Julho Amarelo tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de prevenir e diagnosticar precocemente as doenças
16 de julho de 2025 às 16:40
Ação de Saúde no Sesc da Esquina. (Imagem: Bruno Tadashi/ Senac PR)

COM ASSESSORIAS – Nesta quinta-feira (17/07), o Sesc da Esquina em parceria com o Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) realizará uma ação especial da Campanha Julho Amarelo, dedicada à conscientização sobre as Hepatites Virais. O evento acontece das 9h às 15h e oferecerá gratuitamente diversos serviços à população.

Durante a ação serão realizados 150 testes rápidos para detecção das Hepatites Virais, além de verificação de glicemia capilar e aferição de pressão arterial. A iniciativa tem como objetivos auxiliar na ampliação do diagnóstico precoce, conscientizar sobre os cuidados necessários e promover a saúde da comunidade.

O Sesc da Esquina reforça o convite a toda a população para aproveitar os serviços oferecidos e se informar sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção das hepatites virais.

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022 cerca de 254 milhões de pessoas viviam com hepatite B e 50 milhões com hepatite C em todo o mundo, resultando em 1,34 milhão de mortes, principalmente devido a complicações como cirrose e câncer de fígado. A OMS alerta que, até 2040, as hepatites B e C podem superar em número de mortes doenças como tuberculose, HIV/AIDS e malária somadas.

Hepatites no Paraná

Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, mostram que entre 2019 e 2025 o Paraná registrou 846 casos de hepatite A, 7.288 de hepatite B, 5.069 de hepatite C, e 424 casos em gestantes. No mesmo período foram contabilizados 608 óbitos relacionados às hepatites virais no estado.

Ainda de acordo com a Secretaria, a maioria dos casos de hepatite A ocorreu em pessoas com idade entre 20 e 34 anos, sendo 71,9% do sexo masculino. Já os casos de hepatite B e C concentram-se nas faixas etárias de 35 a 49 anos e de 50 a 59 anos, respectivamente, também com predominância masculina.

Sesc Saúde

O Sesc Saúde é uma iniciativa do Sesc Paraná para promoção de ações educativas de conscientização em saúde, com foco no bem-estar, na prevenção e na qualidade de vida. Ao longo do ano, são realizas campanhas temáticas alinhadas ao calendário oficial de saúde pública e sustentabilidade, com atividades como oficinas, testes rápidos, rodas de conversa e orientações.