Prefeitura de Curitiba e Adetur debatem potenciais turísticos dos municípios metropolitanos

COM ASSESSORIAS – O desenvolvimento do potencial turístico dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba foi tema de mais um encontro entre as equipes da Prefeitura de Curitiba, das cidades vizinhas e da Adetur – Rotas do Pinhão, associação que une poder público, sociedade civil e entidades empresariais do anel metropolitano para desenvolver projetos e rotas de turismo sustentável.
A reunião – que integra a série de encontros mensais sobre o tema, cada mês em uma cidade diferente – envolveu representantes da Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana e do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. O objetivo é viabilizar projetos envolvendo rotas, pontos turísticos, pousadas, restaurantes e atrações de turismo rural e de aventura que possam manter os visitantes mais tempo no entorno da capital, fomentando a economia local.
A RMC reúne 29 municípios, incluindo a capital do Paraná, e concentra uma população superior a 3,7 milhões de pessoas. O turismo é uma das prioridades da Secretaria da RMC para este ano. A pasta articula o desenvolvimento integrado metropolitano e trabalha em várias frentes, como na solução de problemas de acesso entre a capital e os municípios vizinhos e ampliação de programas integrados nas áreas de saúde, educação, segurança, transporte coletivo, habitação e meio ambiente.
O superintendente da Secretaria da RMC, Márcio Barros, apresentou o levantamento feito em todos municípios, a partir de visitas técnicas.
“Nestes encontros, os municípios atualizam suas ações, e nesta reunião a secretaria apresentou o relatório das visitas técnicas, mostrando os potenciais de cada local o que pode ser melhorado, ajustado”, explicou Márcio.
“Buscamos compreender quais os potenciais turísticos, traçar o perfil dos visitantes, criar produtos específicos para cada tipo de turista, incentivar o empreendedorismo na área, criar campanhas de bonificação, descontos, entre outras ações”, pontuou o superintendente.
Walktour religioso
Na parte da tarde, os participantes do encontro percorreram o Largo da Ordem, para conhecer as atrações de turismo religioso, que incluem igrejas e a mesquita.
No bairro São Francisco, o Largo é o coração do centro histórico de Curitiba. Concentra exemplos da arquitetura colonial dos séculos XVIII e XIX que hoje abrigam museus, galerias de arte, restaurantes e comércio.
No Largo estão a Igreja da Ordem, o Museu Paranaense, a Igreja do Rosário, a Casa Romário Martins, a Igreja Presbiteriana, as Ruínas de São Francisco, a Sociedade Garibaldi, o Memorial da Cidade de Curitiba, o Museu de Arte Sacra, o Relógio das Flores e a Fonte da Memória (mais conhecida como cavalo babão).
Presenças
Participaram o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana, Thiago Bonagura; o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka; o diretor administrativo da Secretaria da RMC, Alessandro Coelho; a coordenadora da Escola de Turismo, Grécia Correia; a assessora projetos estratégicos do IMT, Elaine Leal; o presidente da Adetur, Eros Tozeto, além de representantes dos municípios metropolitanos.