Desde o início do ano, São José dos Pinhais registrou 96 acidentes com animais peçonhentos

COM ASSESSORIAS – São José dos Pinhais já contabilizou 96 acidentes com animais peçonhentos em 2025, conforme dados obtidos com a Divisão de Vigilância Epidemiológica, Ciatox/PR e Sinan. Desses, 78 foram causados por picadas de aranha, o que reforça a importância da adoção de medidas preventivas e de cuidados imediatos em casos de incidentes.
Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Caron, ao ser picado por um animal peçonhento é fundamental procurar atendimento médico o mais rápido possível.
“A recomendação é buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Caso o acidente ocorra fora do horário de funcionamento das UBS, o atendimento deve ser realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, orienta Caron.
Ainda de acordo com Alessandra, alguns cuidados iniciais podem ajudar no alívio dos sintomas. “É importante lavar o local da picada com água e sabão e aplicar compressas mornas para aliviar a dor. Sempre que possível, é indicado levar o animal ou uma foto para facilitar a identificação e garantir o tratamento mais adequado”, explica.
Medidas de prevenção
Para evitar acidentes com animais peçonhentos, a Divisão de Vigilância Epidemiológica reforça algumas medidas preventivas:
- Manter jardins e quintais limpos, evitando o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção próximos às residências.
- Evitar folhagens densas, como trepadeiras, arbustos, plantas ornamentais e bananeiras junto a muros e paredes, além de manter a grama sempre aparada.
- Realizar a limpeza periódica de terrenos baldios vizinhos, especialmente numa faixa de um a dois metros junto às casas.
- Sacudir roupas, calçados e toalhas antes de usá-los. Aranhas e escorpiões costumam se esconder nesses locais.
- Evitar colocar as mãos em buracos, sob pedras ou troncos.
- Utilizar calçados fechados e luvas de couro em atividades de risco.
- Vedar frestas em portas, janelas, paredes, assoalhos e entre o forro e as paredes. Consertar rodapés soltos, utilizar saquinhos de areia nas portas e instalar telas nas janelas.