Programa do ICS para servidores e aposentados abre inscrições para quem quer parar de fumar

COM ASSESSORIAS – O Programa Mais Vida Menos Tabaco do Instituto Curitiba de Saúde – ICS, o plano de saúde dos servidores da Prefeitura de Curitiba, e dos aposentados e pensionistas do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), está com as inscrições abertas para novos participantes. O objetivo dos encontros é oferecer suporte integral aos beneficiários do ICS que querem parar de fumar.
O programa da Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS) estimula a ação voluntária dos fumantes que desejam ter um estilo de vida mais saudável, com impacto direto na prevenção de doenças crônicas e na melhoria da qualidade de vida dos participantes.
As ações incluem sessões educativas em grupo; atendimentos individuais; apoio psicológico; orientações nutricionais, odontológicas e fisioterapêuticas; monitoramento contínuo dos resultados obtidos. Para isso, os encontros contam com uma equipe multiprofissional: enfermeiro; psicólogo; nutricionista; dentista e fisioterapeuta.
Após as sessões presenciais, o programa intensifica o acompanhamento com encontros quinzenais ou mensais com médico, enfermeiro e psicólogo.
Início
O primeiro encontro está marcado para quinta-feira (14/8), às 13h30, no Centro Solar de Saúde do ICS, na Rua Santo Antônio, 400, no bairro Rebouças. Essa sessão será norteada por um enfermeiro e por um psicólogo e abordará o tema: ‘Entender porque se fuma e como isto afeta a saúde’.
A captação do programa acontece por procura direta, indicação de profissionais da DAPS ou encaminhamento de outro programa interno.
Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a DAPS pelo telefone (41) 3330-6083 ou whatsapp (41) 99147-8021.
Os perigos do tabaco
O tabagismo é reconhecido como a principal causa de morte evitável no mundo. Estima-se que aproximadamente 5 milhões de pessoas morram anualmente em decorrência da exposição à fumaça do cigarro — o que representa uma morte a cada 6 segundos. No Brasil, são cerca de 200 mil mortes por ano associadas ao uso do tabaco.
Além de comprometer a expectativa de vida em até 15 anos, o tabagismo está diretamente relacionado a 90% dos casos de câncer de pulmão; de 60% a 80% dos casos de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC); 22% das doenças cardiovasculares; diversos tipos de câncer, como orofaringe, bexiga, pâncreas, laringe, esôfago, cólon e colo do útero.