Palácio iluminado: prevenção ao suicídio é um dos temas de setembro

Ao longo do mês de setembro, o Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), receberá sete iluminações especiais. Causas como a prevenção ao suicídio, o incentivo à doação de órgãos e a valorização das famílias atípicas estão entre os temas que vão pautar as cores que vão iluminar o prédio histórico. Outro destaque será a celebração da Independência do Brasil, no próximo dia sete.
Durante os dias 1º e 2 de setembro, o prédio ganhará a cor verde em homenagem ao Dia do Nutricionista. A celebração ocorre anualmente no dia 31 de agosto e foi criada em 1949 pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). A data homenageia o papel dos nutricionistas e profissionais. A iniciativa da iluminação é do vereador Nori Seto (PP), para reconhecer o trabalho destes profissionais, “responsáveis por assegurar a recuperação e a promoção da saúde para as pessoas”.
Câmara se ilumina para o “Setembro Roxo”
Entre os dias 3 a 6, a Câmara de Curitiba receberá iluminação especial em apoio ao Setembro Roxo, mês nacional de conscientização sobre a fibrose cística. A campanha anual é promovida por voluntários, associações de assistência e parceiros de todo o país, com o objetivo de propagar informações sobre a doença, que é genética e crônica, e afeta principalmente os sistemas respiratório e digestivo.
A data alude ao dia 8 de setembro, pois, neste dia, em 1989, foi publicada na Revista Science a descoberta do gene da doença. Ao longo da campanha, são realizados eventos educativos e divulgação nos meios de comunicação. A solicitação foi da Presidência da Câmara Municipal e do Instituto Unidos pela Vida.
Independência do Brasil motiva iluminação na Câmara de Curitiba
Já no dia 7, também por solicitação da Presidência da Casa, o prédio sede do Legislativo curitibano receberá as cores verde e amarelo, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. A data celebra o grito da independência, realizado por D. Pedro I, em 1822, às margens do Rio Ipiranga. O episódio resultou em diversas mudanças no país, que contribuíram para o desenvolvimento comercial, econômico e que possibilitaram a consolidação da independência do Brasil. Tradicionalmente durante o mês de setembro, são realizados desfiles militares, exibições aéreas da Esquadrilha da Fumaça e celebrações cívicas espalhadas por todo o país.
Câmara se ilumina em verde em apoio ao Dia do Médico-Veterinário
No dia 9, o Palácio volta a se vestir de verde para celebrar o Dia do Médico-Veterinário. Nesta mesma data, em 1933, foi assinado o termo que regularizou a profissão e o ensino da medicina veterinária no Brasil. A iluminação partiu da Presidência da Cas e do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). De acordo com dados do CRMV, o Paraná reúne cerca de 15 mil veterinários e zootecnistas.
Palácio Rio Branco ganha cor em apoio ao Setembro Amarelo
Entre os dias 10 e 13, o amarelo será o tom da iluminação do Palácio Rio Branco. O objetivo é chamar atenção para o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, promovido no âmbito do Setembro Amarelo. A campanha, com o lema “Se precisar, peça ajuda!”, ocorre anualmente no mundo todo, promovendo eventos de conscientização e prevenção ao suicídio. A ideia da campanha partiu de Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A solicitação foi da Presidência da CMC.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, em todo o mundo, mais de 700 mil pessoas cometem suicídio. Os dados revelam, ainda, que 73% das mortes acontecem em países de baixa e média renda e afeta principalmente jovens de 15 a 29 anos. Para isso, a iniciativa Live Life, da OMS, recomenda que haja limitação de acesso a meios de suicídio (como armas de fogo, por exemplo), interação com a mídia para uma cobertura responsável sobre o caso, promoção de habilidades de vida socioemocionais em adolescentes e identificação de pessoas com comportamentos suicidas.
Semana de Conscientização Sobre Maternidade Atípica
Na sequência, entre os dias 14 e 20, a Semana Mãe e Pai+ inspira a iluminação da CMC na cor azul. Criada em 2023 por iniciativa do vereador Pier Petruzziello (PP), a data valoriza as famílias atípicas e busca a conscientização da sociedade sobre as particularidades e os desafios enfrentados por mães que têm filhos com deficiência, transtornos de neurodesenvolvimento ou doenças raras. A Semana Mãe e Pai+, realizada sempre na terceira semana de setembro, também visa à criação de políticas públicas de inclusão social e de amparo à família da pessoa com deficiência.
Setembro Verde – Dia do Doador de Órgãos e Tecidos
Depois, entre os dias 21 e 27, a Câmara novamente recebe a cor verde, em homenagem ao Setembro Verde, alusivo ao Dia do Doador de Órgãos e Tecidos. A campanha, celebrada no dia 27, busca chamar a atenção para a importância da doação de órgãos e incentivar a conversa familiar sobre o gesto, de modo a ampliar o número de doadores. Para isso, são realizados eventos, caminhadas, palestras e divulgação em escolas, empresas, hospitais. A sugestão veio do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná.
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba