Grande Curitiba

Vacinação contra Gripe está aberta para a população geral em Fazenda Rio Grande

24 de junho de 2021 às 18:47

COM ASSESSORIAS – Conforme deliberado pelo Ministério da Saúde; a partir desta quinta feira (24 de junho), as doses remanescentes da vacina  contra a gripe, esta liberada para a população geral. Em Fazenda Rio Grande, as doses serão distribuídas entre as 13 Unidades de Saúde da Família do município, para todas as faixas etárias.

Sendo assim, a população acima de seis meses de idade poderá se vacinar contra a gripe pelo SUS em Fazenda Rio Grande e demais municípios do Paraná. A Secretaria estadual Saúde pactou na última quarta-feira (23), na Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB), a abertura da vacinação para a população em geral.

A decisão foi aceita após apresentação dos baixos índices de cobertura da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Paraná, que iniciou no dia 12 de abril e deve permanecer até 9 de julho.

No hanking de metas de vacinação, Fazenda Rio Grande está em 1º lugar dentre os municípios da região metropolitana, com 50,9% da meta atingida, equivalente a 17.154 pessoas vacinadas; seguida de São José dos Pinhais com 46,7%, Colombo 42,9%, Pinhais 42,6%, Almirante Tamandaré, 41,1% e os demais municípios com menos de 40%.

A Vigilância Epidemiológica lembra então que, as doses continuam sendo disponibilizadas para o público-alvo e também para a população geral em todas as Unidades de Saúde da Família do município. Basta comparecer na sua Unidade portando a carteira de vacinação (se tiver, quem não tem, será entregue um carteira nova), documento de identificação e o cartão SUS. Quem ainda não tem cartão SUS, deve levar o documento de identificação, CPF e um comprovante de endereço.

A diretora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, lembra que, pessoas que se vacinaram contra a Covid-19 precisam aguardar um intervalo de 14 dias para receber a vacina da gripe.

“A vacina da gripe não protege contra o novo coronavírus, mas auxilia nos diagnósticos de Covid-19, já que os médicos podem descartar a hipótese de Influenza em pessoas imunizadas já imunizadas que no atendimento estejam apresentando sintomas gripais,” afirma a diretora.

As vacinas serão disponibilizadas enquanto durarem os estoques.