Grande Curitiba

Saúde de Fazenda de Rio Grande garante mais segurança aos pacientes com novos respiradores pulmonares

2 de julho de 2021 às 16:10
(Foto: Divulgação/PMFRG)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Fazenda Rio Grande investiu R$ 207 mil na compra de três ventiladores pulmonares que estão em funcionamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) (dois) e outro no Hospital Maternidade Nossa Senhora Aparecida. Os equipamentos são considerados vitais para auxiliar pacientes com problemas respiratórios, situação agravada por causa da pandemia da Covid-19.

O diretor de Saúde, Francisco Soares, ressaltou a “importância do investimento realizado, mostrando a preocupação da gestão com a saúde da população”, avaliou.

O ventilador pulmonar serve para auxiliar os pacientes com insuficiência respiratória (falta de capacidade de respirar sozinho). O aparelho funciona administrando a quantidade de ar que entra e sai do pulmão e controlando a mistura de gases utilizada e a quantidade de oxigênio.

A diretora da Urgência e Emergência da UPA e Samu, Rodriany Barbosa da Silva, reforçou o trabalho que vem sendo desenvolvido na Saúde para atender a população.

“A compra desses equipamentos demonstra nossa preocupação com o bem-estar e a saúde de todas as pessoas”, disse Rodriany. Ela ressalta também que os dois novos respiradores se somam aos outros 11 já existentes na UPA.

“Eles serão importantes nas trocas que são necessárias. Dessa forma, podemos fazer manutenções sem prejuízo aos pacientes”, comentou o coordenador de Enfermagem da UPA, William Henrique dos Santos.

No caso da Covid-19, o ventilador ajuda a manter o paciente vivo (sem conseguir respirar adequadamente, há a chance de morte), enquanto outros procedimentos são usados para combater a infecção viral.

Atualmente a UPA conta com 11 leitos de estabilização de UTI. Cada leito é formado, além da cama, por duas bombas infusoras, um monitor e um ventilador pulmonar.