Dia 15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
COM ASSESSORIAS – Uma vez, alguém disse que “o homem, antes e acima de tudo, é um ser temporal, com início, meio e fim“. E envelhecer faz parte do processo. Como sociedade, é nosso dever garantir que essa etapa transcorra de forma saudável, tranquila e com dignidade para todos.
A Prefeitura de Campo Largo, junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde, elaborou uma AÇÃO COLETIVA com a entrega de material informativo sobre os DIREITOS DA PESSOA IDOSA às 18 Unidades Básicas de Saúde do município.
A ação continua com um diálogo e entrega do material nos CRAS’s locais, no Centro da Juventude, no CREAS e nas visitas domiciliares que acontecem rotineiramente e são realizadas pelos agentes e profissionais de Assistência Social.
Para educar as novas gerações sobre o tema, foi criado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data, celebrada em 15 de junho, foi instituída pela Organização das Nações Unidas – ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006. Desde então, os trabalhos de conscientização são intensificados a cada ano.
No Brasil, a Constituição e o Estatuto do Idoso asseguram os direitos dessa população. Segundo a lei, é dever de todas (os) garantir a integridade física e psicológica da pessoa idosa. “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido”, diz trecho do Estatuto.
Vamos agir, vamos CUIDAR de nossas origens, de NOSSOS IDOSOS.
Acesse aqui o Estatuto da Pessoa Idosa: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm
Canais de denúncia:
Disque 100
CREAS 3291-5124