Grande Curitiba

Bombeiros, PMs e seguranças entram em briga generalizada no Carnaval em Guaratuba

Bombeiros estavam em horário de folga participando do bloco “Sungaço”; seguranças e PMs estariam em serviço
22 de fevereiro de 2023 às 10:03
(Foto: Redes sociais)

Uma confusão generalizada tomou as ruas do centro de Guaratuba, no litoral do Paraná, na madrugada desta terça-feira (21) de Carnaval. Ainda não é possível saber exatamente como tudo começou. Mas, em vídeos que circulam na internet, é possível ver briga envolvendo bombeiros militares (de folga), além de seguranças particulares contratados pela prefeitura de Guaratuba e policiais militares, ambos em serviço.

A briga teria ocorrido na Rua Guilherme Pequeno, após a passagem de um dos trios elétricos e envolvendo um dos blocos chamado “Sungaço”. Bombeiros militares em folga, que estariam participando do bloco, teriam se desentendido com seguranças particulares por causa de um cordão de isolamento de um trio elétrico. Os seguranças são contratados pela prefeitura para manter a organização das festas de Carnaval de rua.

A discussão gerou uma briga generalizada e a Polícia Militar foi chamada. Um dos bombeiros procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Guaratuba, afirmando que foi ferido nas mãos e no rosto com socos e golpes de tonfa, dados pelos seguranças.

Outros bombeiros também teriam se ferido. Um foi liberado no pronto socorro mesmo, com escoriações no rosto. Outro teria sido levado ao Hospital do Rocio, em Curitiba, pois estaria com ferimentos no rosto mais profundos e apresentando confusão mental.

O que diz a PM

Em nota, a Polícia Militar disse que, quando chegou, encontrou bombeiros e seguranças brigando e orientou que os bombeiros fossem embora. No entanto, os bombeiros não teriam acatado a ordem e ainda retornaram com agressões, inclusive contra policiais militares.

Segundo a PM, dois policiais ficaram feridos e precisaram de atendimento médico. Dois bombeiros, um civil e um militar, teriam sido identificados e levados para assinar termo circunstanciado.

Num dos vídeos que circulam é possível ver policiais militares correndo atrás de um casal de bombeiros, que fogem dos policiais para não apanharem.

Veja na íntegra a nota da PM:

“Após a passagem dos trios-elétricos e já no momento de dispersão do público, uma equipe da Operação Carnaval foi acionada para conter uma briga generalizada envolvendo bombeiros civis e militares e seguranças contratados pela Prefeitura de Guaratuba.

De imediato foi solicitado reforço policial, inclusive, com equipe do BPCHOQUE, momento em que foi dada orientação para que os bombeiros se retirassem do local, mas a ordem não foi acatada e eles retornaram com agressões, inclusive, contra policiais militares.

Dois policiais ficaram feridos e precisaram de atendimento médico.

Durante o ato, foi possível fazer a identificação de dois bombeiros (um civil e um militar) e ambos foram encaminhados para lavratura de termo circunstanciado.

As imagens colhidas do local foram disponibilizadas para posterior confecção de boletim de ocorrência por parte dos envolvidos.”

O que diz a empresa de segurança?

A empresa, a Terceiriza Segurança, informou que coletou as imagens que estão circulando sobre a briga e que já abriu procedimento administrativo para averiguar a situação. E que também está colaborando com as autoridades para verificação dos fatos.

Veja na íntegra a nota da empresa:

“A Terceriza Segurança tomou conhecimento na data de 21/02/2023 de um material audiovisual contendo cenas de briga entre seguranças da empresa e uma equipe de bombeiros que não estavam em serviço.

Comunicamos por meio desta, que a abertura dos procedimentos internos com as devidas apurações já estão em andamento. Visando assim, a tomada de todas as medidas cabíveis quanto à punição no âmbito administrativo.

A empresa também está fornecendo o suporte necessário para as autoridades locais, cooperando com a verificação rigorosa de todos os fatos que envolvem o episódio.

Ressaltamos que a empresa Terceriza Seguranças LTDA repudia qualquer ato violento e reforçamos nosso compromisso com a veracidade dos fatos junto às autoridades”

Prefeitura de Guaratuba

A prefeitura de Guaratuba também foi procurada, já que é a responsável pela organização do Carnaval e contratação da empresa terceirizada de segurança. Mas ainda está levantando todo o ocorrido para poder se posicionar sobre a confusão.

Fonte: RIC Mais

Leia mais clicando AQUI