Grande Curitiba

Pinhais realiza a 2º audiência pública para a revisão do Plano Diretor

Evento presencial teve número reduzido de participantes e contou com todos protocolos de segurança sanitária
24 de junho de 2021 às 16:24
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Tese Tecnologia Arquitetura e Cultura Ltda., empresa responsável pela revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Pinhais, organizou na noite de quarta-feira (23), no Cenforpe, e com transmissão nas redes sociais Youtube e Facebook, a 2ª Audiência Pública que apresentou os relatórios, diagnóstico técnico e os resultados das contribuições dos fóruns comunitários realizados em abril.

O Plano Diretor é uma lei municipal que precisa ser elaborada há cada 10 anos e que conta com a participação de toda a sociedade. Além das autoridades, que abriram o evento, a audiência contou com a participação dos internautas, população, sociedade civil organizada, vereadores, secretários municipais, servidores públicos e da comissão técnica que elabora o Plano.

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, lembrou que em 2001 foi criado o primeiro Plano Diretor, quando contribuiu como vereadora. A primeira revisão aconteceu em 2011 e, como vice-prefeita de Luizão Goulart, oportunizaram todas as grandes conquistas para a cidade nos últimos anos. “Agora, junto com a vice-prefeita Rosa Maria, iniciamos esta segunda revisão e queremos continuar levando melhorias, fazendo de nossa cidade um lugar cada vez melhor. Por isso é muito importante essa discussão e participação popular”.

A vice-prefeita, Rosa Maria, lembrou o objetivo de fazer a cidade continuar crescendo de forma organizada. “Parabenizo a participação de todos que não se furtam de discutir e contribuir com o futuro da nossa Pinhais. Este é o momento em que vamos discutir, decidir e traçar diretrizes do desenvolvimento do lugar de onde vivemos. Temos a responsabilidade de deixar uma cidade cada vez melhor para as futuras gerações”.

Representando o poder legislativo municipal, o vereador Arnaldo do Vizinho Solidário, destacou a satisfação em participar de todas as etapas da elaboração do Plano Diretor. “É muito bom ver Pinhais avançando, e nós da Câmara de Vereadores somos parceiros da administração no sentido que votamos projetos que realmente beneficiam a nossa população, e isso é muito bom”.

“Hoje damos mais um passo na construção do Plano Diretor de Pinhais”, destacou o secretário de Urbanismo, Emerson Bento. “O executivo é responsável pela gestão desse Plano e a participação de todos é fundamental, pois temos a contribuição de pessoas que conhecem o nosso município que passam o seu conhecimento e vivência. Nesta segunda audiência, a empresa contratada apresentará o diagnóstico das oficinas com a comunidade, onde discutiram questões como o desenvolvimento econômico, meio ambiente, habitação e mobilidade. Nestes fóruns a comunidade pode sugerir mudança no atual Plano e manifestar com o que está satisfeito”.

Pode-se conhecer mais sobre o Plano Diretor, as etapas do processo de revisão, bem como ter acesso ao calendário de eventos, relatórios e documentos produzidos na página do Plano Diretor:www.planodiretorpinhais.com.br. A 2ª audiência pública pode ser assistida neste endereço – https://bit.ly/3xT0v35.