Grande Curitiba

Vacina contra a Covid-19: 82,58% da população de Pinhais já recebeu a 1ª dose

Neste sábado (18) será realizado um Mutirão de Vacinação que pretende aplicar 3 mil doses para o público de 18 anos ou mais
17 de setembro de 2021 às 17:03
(Foto: Jose Fernando Ogura /AEN)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais divulgou o número de pessoas já imunizadas com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19, ou com a dose única, sendo um total de 94.485. Esse número representa 82,58% da população, a partir de 18 anos, vacinada de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).

Cabe ressaltar que a vacinação avança conforme o recebimento de mais doses enviadas pelo MS.

Mutirão de Vacinação

Neste sábado (18), a Secretaria Municipal de Saúde realizará um grande Mutirão de Vacinação que pretende aplicar 3 mil doses de vacinas em pessoas com 18 anos ou mais. Portanto, se você está dentro dessa faixa etária vá até o Expotrade, das 9h às 14h.

Vacinação adolescentes e dose reforço

Em relação à vacinação dos adolescentes de 12 a 17, a Prefeitura de Pinhais segue as orientações do Ministério da Saúde e depende do envio de doses pelo órgão nacional. Até o momento, não há data definida para iniciar a vacinação deste público, sendo que os prioritários são: adolescentes com deficiência permanente, com comorbidades e que estejam privados de liberdade.

“Assim que tivermos todos os detalhes desta fase da vacinação vamos divulgar amplamente”, explica a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

Já a dose reforço está prevista, inicialmente, para idosos acima de 70 anos (que tenham recebido a segunda dose ou dose única há pelo menos seis meses) e imunossuprimidos – pessoas com sistema imunológico mais enfraquecido e vulnerável a infecções (após 28 dias da segunda dose ou dose única). “Iniciamos a vacinação dos idosos de instituições de longa permanência e aguardamos o envio de mais doses para dar continuidade”, completa a secretária.