Grande Curitiba

Estão abertas as inscrições para o curso de manutenção de motocicletas

Interessados devem preencher os requisitos e fazer a inscrição pela internet
23 de setembro de 2021 às 17:12
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde) disponibiliza mais uma capacitação, desta vez o curso de manutenção de motocicletas ofertado em parceria com a Secretaria Estadual da Justiça, Trabalho e Família (SEJUF) pelo Programa Carreta do Conhecimento 2021.

A capacitação terá início no dia 18 de outubro, com aulas teóricas até 16 de novembro e práticas de 7 a 15 de dezembro, totalizando carga horária de 80h. Serão três turmas de 25 alunos cada, divididas nos períodos diurno e noturno.

O curso terá duração de 27 dias úteis, sendo 75% do período para a parte teórica, que será online, e 25% para a parte prática presencial. Será fornecido pelo SENAI um chip 4G, exclusivamente, para os alunos acompanharem o curso pelo celular ou tablet. Já o conteúdo prático será realizado na Carreta do Conhecimento que ficará no estacionamento do Armazém da Família, ao lado do terminal de Pinhais, no período mencionado.

Requisitos:

  • Ter no mínimo 16 anos completos para a inscrição nas turmas da tarde (turma 1 e 2);

  • Ter mínimo de 18 anos completos para a inscrição na turma da noite (turma 3);

  • Residir em Pinhais;

  • Possuir ensino fundamental completo;

  • Conhecimento de informática básica;

  • Ter celular ou tablet para a realização dos cursos.

A pré-inscrição deverá ser feita pelo link: https://www.justica.pr.gov.br/Pagina/PROGRAMA-CARRETA-DO-CONHECIMENTO-2021# espaço onde o aluno pode escolher o turno de sua preferência. Após a inscrição no site, o interessado deverá aguardar o contato da Agência do Trabalhador de Pinhais para entrega de documentos para efetivação da matrícula.

As vagas são limitadas, e os que não forem chamados, ficarão na lista de espera.

Conteúdo Formativo do curso: 

Controle dimensional aplicado a motocicletas (metrologia); Sistemas mecânicos de motocicleta; Suspensão, direção e freios da motocicleta; Fundamentos de eletricidade; Sistemas elétricos de motocicleta; Sistema de injeção e ignição de motocicleta; Motor: Manual de reparações; Utilização; Procedimentos de inspeção; Desmontagem e montagem; Teste e manutenção; Cabeçote; Cilindro; Pistão/anéis; Árvore de manivelas; Embreagem; Transmissão primária; Sincronismo; Lubrificação; Ciclo de funcionamento. Ferramentas e equipamentos: Tipos; Características; Aplicações; Manutenção; Limpeza e Conservação.

Serviço

Mais informações pelos telefones: (41) 3667-0982 ou 3912-5620.