Campanha de multivacinação possibilita atualizar a caderneta de crianças e adolescentes

COM ASSESSORIAS – Até o próximo dia 28 de outubro tem continuidade a Campanha Nacional de Multivacinação, iniciativa que está sendo promovida ao longo deste mês com a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação é do Ministério da Saúde e faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) que disponibiliza 18 tipos de vacinas para proteger de diferentes doenças.
Em Pinhais, as vacinas estão sendo aplicadas nas unidades de saúde, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. A Secretaria de Saúde de Pinhais ressalta que é fundamental apresentar o cartão ou caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada, ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal preconizado no Calendário.
Joselma Santos Gilioli, mãe do Cleiton (11), Sebastião (9), Paulo (6) e da Suellen (2), é moradora do bairro Weissópolis e aproveitou a campanha para atualizar a carteira de vacinação dos quatro filhos. “Pra mim foi muito bom poder vir no sábado, porque fica difícil conseguir trazer eles em dia de semana. Fiquei sabendo da vacinação e trouxe todos eles, foi ótimo porque já tomaram todas as vacinas que faltavam”, contou ela que levou os filhos no dia D da vacinação, realizado no sábado (16).
Dia Mundial de Combate à Poliomielite
Uma data que reforça a importância da vacinação, e das campanhas que oportunizam atualizar o calendário vacinal, é o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, celebrado em 24 de outubro. Importante relembrar que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994. A estratégia adotada para a eliminação do vírus no país foi centrada na realização de campanhas de vacinação em massa com a vacina oral contra a pólio.
Devido à erradicação da poliomielite em diversas regiões do mundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que países como o Brasil, de baixo risco para o desenvolvimento da doença, passem a utilizar a vacina inativada (VIP), sempre que possível. Desde 2016, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) adota a vacina VIP nas três primeiras doses do primeiro ano de vida (aos 2, 4 e 6 meses de idade) e a VOP no reforço (aos 15 meses e 4 anos) e em campanhas de vacinação. A vacina poliomielite é indicada de rotina para todas as crianças menores de 5 anos.
Para se ter uma ideia, a cobertura vacinal de VIP em Pinhais no ano de 2019 foi de 87,28% já em 2020 esse número caiu para 79,59%.