Grande Curitiba

Paratleta Alessandro da Costa vence competição de jiu-jitsu no Rio de Janeiro

O jovem tem 29 anos e mora em Pinhais, e há dois anos pratica o esporte, sendo federado na Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo
4 de novembro de 2021 às 17:15
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – O paratleta Alessandro da Costa Lopes foi o primeiro colocado em uma das categorias do Rio Challenge, competição disputado no mês de outubro no Rio de Janeiro e organizada pela SJJSAF (Sport Jiu Jitsu South American Federation), que reuniu atletas e paratletas de todas as idades.

Alessandro tem 29 anos e mora em Pinhais, no bairro Vargem Grande. O jovem tem ataxia, um termo que se refere a um conjunto de sintomas que são caracterizados, principalmente, pela falta de coordenação dos movimentos de diferentes partes do corpo. Ele começou a treinar a modalidade esportiva há dois anos, quando o esporte se tornou um estilo de vida. Hoje ele é federado na Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo.

O jovem conta que iniciou no esporte por incentivo do seu personal trainer para ajudar na reabilitação, depois com o tempo e o foco nos treinamentos passou a participar de competições. Neste ano, já disputou a AJP Tour South America Continental Pro realizada em Brusque (SC), e no último mês a Rio Challenge e uma em nível estadual.

Na competição do Rio de Janeiro, promovida na Arena da Juventude, Alessandro participou de duas categorias do adulto, sendo que em uma ficou na 3ª colocação e foi o campeão da outra, resultado bastante comemorado e que já o faz almejar mais objetivos para sua carreira. “A cada competição que participo dá para perceber a evolução. Essa do Rio de Janeiro foi melhor do que pensava. Quando iniciei no jiu-jitsu, era focado mais para minha reabilitação. Mas hoje em dia posso mostrar que o Parajiu-Jitsu pode ser disputado por várias pessoas com deficiência, que o esporte muda vidas, como o Parajiu-Jitsu vem mudando a minha, afinal esse é um esporte que tem mais de 21 classificações funcionais para deficientes”, destacou.

Siga o paratleta nas redes sociais: Facebook (Alessandro Lopes) e Instagram (@alelopes__ Instagram).