Grande Curitiba

Alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação criaram desenhos em alusão ao Dia de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Concurso contou com a participação dos alunos das Salas de Recursos Multifuncionais das escolas municipais Antônio Andrade e Felipe Zeni
23 de novembro de 2021 às 11:40
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio da Comissão Intersecretarial em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD), realizou a entrega das camisetas do concurso do Dia de Promoção dos Direitos da PcD, na última quinta-feira (18), na sede da Secretaria de Educação (Semed).

Idealizado pela Comissão PcD, a iniciativa foi realizada com os alunos que possuem indicadores de altas habilidades/superdotação matriculados nas Salas de Recursos Multifuncionais das escolas municipais Antônio Andrade e Felipe Zeni que desenvolveram desenhos referentes ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro e que, no município de Pinhais, esse dia intitula-se Dia de promoção dos Direitos da PcD. As imagens selecionadas pelos integrantes da Comissão estampam uma camiseta que foi confeccionada especialmente para a data. O concurso ocorreu durante o 2º semestre de 2019, mas, em virtude da pandemia do novo Coronavírus, a entrega oficial só pode ser realizada neste mês.

O concurso teve a participação de 31 alunos dos estabelecimentos de ensino e contou com o acompanhamento das professoras Silvana de Gerone e Anadir Miranda, e pelo instrutor da oficina de pintura da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, professor Osmar.

Estiveram presentes na ocasião, a prefeita Marli Paulino, a vice-prefeita Rosa Maria, membros da Comissão PcD, os professores envolvidos no concurso, alunos e familiares.

Além de cada aluno receber uma camiseta, foram anunciados os quatros participantes que tiveram os desenhos escolhidos para estampar a peça: Arthur Peixoto e Mayara da Silva Nogueira, da escola municipal Antônio Andrade, e Luiza Vieira Gomes e Marcelo Augusto de Souza, da escola municipal Felipe Zeni.

Segundo a organização do concurso, esta promoção teve o objetivo de escolher aquele desenho que melhor represente a importância deste causa, por isso os alunos pesquisaram o tema, tiveram o apoio de um profissional para desenhar, onde o propósito não era escolher a imagem mais bonita, mas o desenho mais significativo que representasse o valor desta ação.

Entre os alunos que tiveram o desenho escolhido para estampar a camiseta, o sentimento era de alegria e felicidade. Segundo relato do jovem Arthur Peixoto, de 12 anos, o resultado deu um sentimento de orgulho e alegria que ele faz questão de compartilhar com seus familiares que o ajudaram. “Eu achei legal o concurso. Foi muito bacana fazer o desenho e participar. O meu desenho foi o da mão. Eu escolhi a mão porque é algo universal e que dá para representar todas as deficiências. Ao saber deste resultado, me senti muito feliz e orgulhoso. Aliás, tive bastante ajuda da minha família para fazer o desenho. O formato da mão é do meu avô e algumas ideias surgiram nas conversas que tive com minha mãe e minha tia”, contou o aluno.

Caminhada PcD

Em alusão ao Dia de Promoção dos Direitos da PcD, será organizado a 4º Caminhada em Prol da Inclusão da Pessoa com Deficiência, no dia 3 de dezembro, sexta-feira, com concentração, às 8h30, na sede da Secretaria de Educação.