Grande Curitiba

Projeto Pré-Aprendizagem irá beneficiar jovens atendidos na Assistência Social de Pinhais

Atividades desenvolvidas pelos jovens do Sistema Único têm objetivo de preparação efetiva para o mundo do trabalho
7 de abril de 2022 às 16:12
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Criado por meio da Lei Municipal 2.520 de 2021, foi estabelecido o Benefício Pré-Aprendizagem, um auxílio-financeiro temporário aos adolescentes e jovens assistidos pelo SUAS – Sistema Único de Assistência Social. O Auxílio é um dos mecanismos concretos de efetivação da preparação para o mundo do trabalho.

O projeto atenderá um total de 150 jovens e adolescentes, divididos em duas turmas de 15 pessoas cada, na primeira fase, que tem início no dia 18 de abril. Eles participarão de oficina onde desenvolverão conhecimentos de informática, e habilidades como comunicação eficaz na língua portuguesa, empregabilidade e o mercado de trabalho, comportamento e ética profissional e aspectos do mundo do trabalho. Cada turma irá participar das atividades por dois meses.

O auxílio-financeiro será pago em duas parcelas de R$ 300,00, sendo a primeira no fim do primeiro mês do projeto e a segunda parcela ao final do projeto. Como condição para o recebimento do auxílio-financeiro, o adolescente e/ou jovem deverá comprovar, a partir da data de sua inserção, a frequência de pelo menos 75% às atividades do Projeto e, quando em idade escolar obrigatória, a frequência escolar de pelo menos 75%.

O jovem Daniel Mendes, de 16 anos, é um dos participantes do projeto. Ele frequenta as atividades do Centro da Juventude e é morador do bairro Maria Antonieta. “Minha expectativa para as aulas do projeto são ótimas, acho que as atividades vão me ajudar muito na questão de aprendizagem e facilitar muito em um futuro emprego em que eu procurar. Creio que as atividades no projeto vão me ajudar a aprender coisas que eu não sei e também seria difícil aprender sem um acesso a um curso ou aula [particulares]… A bolsa durante esses dois meses pode ajudar muito nas contas de casa ou em algo que eu precise e esteja faltando”, comenta.

Serviço

Para mais informações sobre o Projeto Pré-Aprendizagem e serviços do Departamento de Proteção Social Básica, acesse o site da Prefeitura de Pinhais ou entre em contato com o Creas ou Cras da sua região.