Grande Curitiba

Ballet de Londrina realiza espetáculo no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann

O espetáculo
18 de maio de 2022 às 14:35
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Na próxima sexta-feira (20), às 19 horas, o Ballet de Londrina apresenta em Pinhais o espetáculo “Oração pelo fim do mundo”, que acontece no Auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos a partir das 19 horas. A classificação indicativa é de 16 anos e a apresentação tem duração de 60 minutos.

A circulação do espetáculo “Oração pelo fim do mundo” estava programada para acontecer em algumas cidades do Paraná, mas em virtude da pandemia teve que ser interrompida e agora volta a ser realizada. A turnê é apresentada e tem apoio da Copel, por meio de projeto aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura e do Governo do Estado do Paraná. A realização é da Funcart (Fundação Cultura Artística de Londrina) e da Prefeitura Municipal de Londrina.

“Oração pelo fim do mundo”, que estreou em 2017, é um dos espetáculos de maior sucesso da safra recente do Ballet de Londrina. Ele leva para a cena dez dançarinos para abordar os conflitos humanos em pleno século XXI. A coreografia investe em formações coletivas e traz cenas de contundência teatral para evocar reflexões sobre a intolerância, a violência, o preconceito, o bullying, o ataque às minorias, o ódio pela diferença e o genocídio. A montagem se apresenta como uma súplica de misericórdia e um grito de espanto diante dos horrores praticados pela humanidade contra a própria humanidade. Em meio à devastação, surgem laivos para pensar a necessidade do diálogo, a urgência da empatia e a reconquista da nossa delicadeza perdida.

Justamente por abordar temas atuais e propor um recomeço mais fraterno, o espetáculo tem um significado tocante neste momento de retomada, diz o diretor da companhia Marciano Boletti. “Já apresentamos em Campo Mourão e Arapongas e a emoção sempre está presente tanto na plateia quanto no próprio elenco. É muito bonito poder retomar os encontros no contexto da arte, ainda mais com um espetáculo que leva a gente a pensar sobre a importância do próximo, sobre a necessidade de convivência pacífica”, opina o diretor. Em cada cidade, neste projeto, ele ministra também uma oficina de balé clássico para bailarinos intermediários.

Serviço:

Espetáculo: “Oração pelo fim do mundo”

Realização: Ballet de Londrina (Londrina-PR)

Data: Dia 20 de maio, sexta-feira, às 19h

Local: Auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallman – Rua 22 de Abril, 305 – Centro.