Grande Curitiba

Secretaria de Desenvolvimento Econômico visita laboratório de Pinhais referência nacional

Atendendo a convite, secretário municipal visitou instalações da Laborclin, uma das empresas homenageadas durante aniversário dos 30 anos de Pinhais
20 de maio de 2022 às 15:51
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – No último dia 3 de maio, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Martins, e o diretor do Departamento de Indústria e Comércio, Ivaldo Sá Barreto, visitaram a empresa pinhaense Laborclin Laboratório S/S. O convite para a visita foi feito após homenagem recebida durante a comemoração dos 30 anos da cidade de Pinhais. A empresa é uma das mais antigas da região, fundada em janeiro de 1968 com o objetivo de produzir meios de cultura, reagentes, corantes e outros produtos destinados ao uso em laboratórios de análises clínicas, pesquisas biológicas e produtos de uso médico-veterinário. Atualmente, comercializa os produtos para todo o Brasil e mercado externo.

Na empresa, o secretário e o diretor foram recepcionados pela CEO (diretora executiva) Irene Mangolini, que fez uma ampla explanação sobre o papel da empresa e sua contribuição à saúde pública durante a pandemia. A CEO enfatizou que a empresa continua fornecendo ao Ministério da Saúde um produto pioneiro, capaz de conservar as amostras dos vírus coletados em regiões longínquas, chegando vivo até o local de testagem. Trata-se do VTM (Meio de Transporte Viral), que destina-se ao transporte e manutenção de amostras clínicas contendo vírus para análises laboratoriais.

Produzido em Pinhais, nas instalações do laboratório no bairro Vargem Grande, esse é um dos produtos que mais orgulha a empresa, segundo Irene Mangolini. Pela fabricação desse produto, a empresa recebeu o Prêmio Indústria Farmacêutica 2021 – Destaque em Saúde Única pelos seus esforços no combate à Covid-19. A CEO relata que “é um orgulho enorme estar recebendo esse prêmio, pois transparece os feitos como indústria no combate ao Covid e a satisfação de contribuir com mais de 25 milhões de tubos envasados com o VTM, que é o meio de transporte viral”.

Leonardo Napoli, secretário-geral do CRMV-PR (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná), também destacou que “é uma grande alegria estar na indústria Laborclin, pois traz o legado de um grande empreendedor brasileiro, sendo o médico veterinário, professor, pesquisador, Dr. Carlos Henrique Montanha Vianna, fundador da Laborclin, que sempre abordava e tratava o tema da Saúde Única, tão amplamente discutido hoje”.

Rubens Luiz Ferreira Gusso, diretor geral do CPPI-PR (Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos) e diretor do Sindivet-PR (Sindicato dos Médicos-Veterinários), disse que “é uma satisfação estar na Laborclin nesse momento em que homenageia o fundador Dr. Carlos Henrique Montanha Vianna, cujo trabalho na Saúde Pública também se deu em parceria com o centro de produção localizado em Piraquara, com a colaboração do Dr. Carlos e, ao longo do tempo, assim permaneceu”. Gusso também parabenizou todos os funcionários pelos 50 anos de trabalho da empresa. Na ocasião da homenagem às empresas de Pinhais, Carlos Eduardo, filho do fundador, declarou ser uma honra receber o prêmio em nome de seu pai.

Segundo o secretário José Martins, a visita possibilitou conhecer as instalações para descobrir que a empresa procura local para expansão. A empresa cresceu vertiginosamente e ocupou praticamente todo o terreno. Um dos destaques da visita foi a passagem pela maior câmara fria do Brasil construída na empresa. Foi preciso paramentos especiais, experimentados pelos visitantes. “É de fato um grande empreendimento”, destacou o secretário que ainda acrescenta: “a empresa Laborclin, do grupo francês Solabia, leva o nome de Pinhais para todo o Brasil”.