Grande Curitiba

Rua da Cultura leva atividades para o bairro Jardim Amélia

As atividades, realizadas no último sábado (21) são promovidas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer; mensalmente uma região diferente de Pinhais recebe a ação
25 de maio de 2022 às 10:00
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel) promoveu mais uma edição do projeto Rua da Cultura, no último sábado (21). Desta vez, o bairro Jardim Amélia recebeu a iniciativa que leva propostas culturais e de lazer, mensalmente, para diferentes regiões de Pinhais. Durante o dia, cerca de 300 pessoas participaram das atividades.

A Rosane Seibert Ramalho Zanetti, mãe do Felipe e do Lucas, é moradora do bairro Jardim Amélia. Ela destaca a importância de propor ações como essas no município. “Nós só temos a agradecer a Prefeitura por dar essa oportunidade e estar trazendo pra gente, mais perto da nossa casa, essa alegria para as crianças. A cultura é tudo de bom e nós precisamos incentivar as nossas crianças, a leitura, além das brincadeiras, é claro, que é o que mais atrai. Eles aproveitam, se divertem, porque têm muita energia para gastar, e estão aproveitando este sábado em que Deus nos abençoou com um sol lindo e maravilhoso, então tá muito bonito”, declarou.

A Rua da Cultura é mais uma proposta do Plano de Governo colocada em prática. O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Pinhais, Bruno Sitima, esteve nesta edição, e falou sobre o fato desta ação descentralizar o acesso à cultura. “A ideia é desenvolver atividades fora dos espaços em que oferecemos, nos polos, então levamos para os bairros mais afastados da cidade essa estrutura que estão vendo aqui, para oferecer essas atividades para a população. O objetivo é que eles venham, conheçam as atividades, e depois procurem a Secretaria para mantermos eles dentro das nossas oficinas”, complementa o secretário da pasta.

Levar a cultura para perto das pessoas é uma das preocupações da administração municipal,conforme pontua a prefeita Rosa Maria, que também acompanhou as atividades. “A cultura, o esporte, fazem parte da humanidade, e aqui em Pinhais nós temos dado muita importância já desde 2019 e hoje a nossa proposta do Plano de Governo é levar ao bairros. Então quando a gente vê a mãe chegando com sua filha, seu neto, para aproveitar as ações de leitura, de pintura, os brinquedos, da música, de todas as atividades, é isso que a gente quer, dar acesso às pessoas a um serviço que nós temos lá na Secretaria. Estamos muito felizes com esta concretização e aproveito para parabenizar toda a equipe da Semel”, enfatizou a prefeita de Pinhais.

Uma das provas de que as crianças aprovaram a iniciativa estava no sorriso do Pedro, de 10 anos. Ele também mora no bairro Jardim Amélia e aproveitou para pintar o rosto e levar livros para casa. “Eu achei muito legal, gosto bastante de ler e vou ficar aqui para outras brincadeiras”, contou.

Durante o projeto Rua da Cultura, foram realizadas oficinas culturais, camarim de pintura, troca de livros, pintura em tela, aula de ritmos e show de mágica, entre outras atividades, tudo de forma gratuita.